8 PONTOS IMPORTANTES SOBRE ESPAÇOS DE TRABALHO

8 PONTOS IMPORTANTES SOBRE ESPAÇOS DE TRABALHO

 

Você sabia…?

1.Que os espaços físicos têm forte impacto nos resultados das empresas

Sim eles têm, mas são a menor parcela do orçamento de recursos humanos das organizações. Segundo dados mundial de pesquisa, o orçamento de RH é dividido em:

54% em Salários
24% em Benefícios
13% em Tecnologia
9% nos Espaços Físicos

2. Que o estresse e a dorsalgia (nome técnico para dor nas costas) estão entre os principais motivos de afastamento no trabalho no Brasil?

Um posto de trabalho adequado, além de sua boa apresentação, precisa permitir maior conforto ao corpo e amenizar pressões das rotinas laborais. Apesar do exposto, a vida média de um espaço de trabalho é de 12 a 18 anos, um tempo relativamente grande diante da velocidade das transformações tecnológicas e comportamentais.

3. Que despesas médicas no Brasil são 19 vezes maiores que despesas com prevenção de doenças no trabalho?

Se as pessoas não se sentem bem no escritório, há também um problema no espaço de trabalho.

 

4. Que o alto engajamento de funcionários está diretamente relacionado com satisfação no local de trabalho?

Colaboradores altamente satisfeitos com os vários aspectos dos seus ambientes de trabalho também demonstram altos níveis de engajamento.
Apenas 13% dos colaboradores tem alto engajamento com as organizações e estão satisfeitos com seus locais de trabalho. O inverso também é verdade: 11% dos colaboradores altamente insatisfeitos com seus locais de trabalho são também altamente desengajados.

5. Que 37% dos trabalhadores perdem até 30 min por dia lidando com desconfortos físicos?

Este tempo corresponde a 15 dias por ano e impacta a saúde das pessoas e os resultados das organizações.

6. Que aproximadamente 2/3 dos trabalhadores trabalham em postos privados, sejam individuais ou compartilhados?

Cresce o número de postos de trabalhos em espaços informais, colaborativos ou escritórios abertos – Open Offices, mas a maioria das pessoas ainda trabalha em espaços tradicionais, com ênfase na hierarquia e em postos e trabalho individuais.

7. Que o contexto cultural pode ter grande influência no engajamento e na satisfação no local de trabalho?

Colaboradores mais engajados tendem a pertencer a economias emergentes e os menos engajados a países com mercados bem estabilizados. O país onde os funcionários vivem, sua cultura e as expectativas resultantes têm relação com o grau de envolvimento e satisfação com o local de trabalho.

8. Que no Brasil 62% das pessoas dizem se sentir motivadas pelo seu trabalho e 63% dizem que seu trabalho lhe dá senso de conquista pessoal?

Nesta pesquisa, ao considerar diversos países, esses índices são 68% e 67%.

Mudanças no ambiente de trabalho podem ser uma importante ferramenta para o engajamento das equipes.

Mesmo havendo exceções, conhecer o contexto econômico e cultural e as influências sobre atitudes e percepção dos colaboradores a respeito da organização é dar o devido valor à relação ambiente e engajamento.

Ter esta ciência de que espaços físicos refletem nos resultados das equipes e no retorno de investimentos pode ser um primeiro e importante passo ao crescimento e consolidação das organizações.

Considere a importância dos workplaces em seus futuros projetos!

Considere a importância de suas equipes!

Fontes:  Previdência Social - http://www.previdencia.gov.br/dados-abertos/estatsticas/tabelas-cid-10/; Stealcase, Engagement and the Global Workplace; 
360º Global Report; Your Brain at Work: Strategies for Overcoming Distraction, Regaining Focus, and Working Smarter All Day Long – David Rock