Como Fazer Seus Funcionários Se Sentirem Valorizados

Como Fazer Seus Funcionários Se Sentirem Valorizados

Estudos mostram que funcionários felizes são mais produtivos, engajados e saudáveis!

Pessoas trabalham na mesma organização por muitos anos por diversos motivos: plano de carreira, ambiente com uma boa rede de conexões sociais, ou até mesmo status. No entanto, os mecanismos mais importantes acabam sendo a felicidade, o sentido de pertencimento a organização e a valorização por parte de seus gestores. Outros fatores  também têm influência, como o espaço físico do local e design dos móveis, como mostra a pesquisa global da Haworth.

“Happiness is connected to the basic goals of any business organization, such as productivity and retention—the difference is that there is also a direct benefit to the quality of employees’ lives.” – Dr. Michael O’Neill, Haworth, Inc.

(A felicidade está ligada aos objetivos básicos de qualquer organização empresarial, tal como a produtividade e retenção² – a diferença é que também há um benefício direto para a qualidade da vida dos funcionários)

Outros estudos¹ também mostram que nos EUA, aproximadamente entre 450 e 550 bilhões de dólares são desperdiçados por ano devido à perda de produtividade dos colaboradores. De 50-70% das primeiras visitas aos médicos são causados por estresse, 30% dos americanos tem pressão alta e 40% são considerados obesos.

1. Visibilidade

Assegure que seus colaboradores podem olhar e buscar uns aos outros, usando produtos com transparência, como os vidros. Além de apresentar sofisticação, eles podem facilitar a comunicação eles são capazes de ajudar na assimilação do layout do espaço e seu mobiliário, transmitindo assim o uso pretendido do espaço.

   

2.  Controle de Usuário

Aumente o controle que os funcionários têm sobre seu espaço de trabalho permitindo, por exemplo, que eles tenham um item de decoração pessoal e oferecendo cadeiras passíveis de regulagem, respeitando cada anatomia.

Estas duas características acima influenciam não só no sentimento de serem valorizados mas também influenciam na capacidade de concentração dos trabalhadores, por se sentirem mais confortáveis.

3. Tecnologia

Assegure-se que seus funcionários tenham a tecnologia adequada para seu cargo e função em seu espaço de trabalho. O avanço das empresas está relacionado à maneira como as novas tecnologias serão utilizadas. Algumas tendências, contudo, são claras: como a internet das coisas (IoT), big data e mobilidade. Fazer uso delas é fundamental, desde que alinhado às necessidades do seu negócio.

4. Luz do Sol

Certifique-se de que seus funcionários recebam a luz do sol diariamente. Além da manutenção da temperatura ambiente, a incidência dos raios solares permite processos químicos importantes, como a produção de vitamina D. Também é comprovado que um período maior de luz solar traz disposição e bom humor.

5. Armazenamento

Providencie espaços adequados de armazenamento no ambiente de trabalho. Uma das principais medidas que fazem com que os funcionários sejam produtivos é a organização, o armário para escritório é fundamental para manter tudo em ordem. É função da direção oferecer um ambiente de praticidade para o dia a dia dos funcionários

Seguindo estes passos você conseguirá melhorar o engajamento, a produtividade e a saúde para seus funcionários, promovendo uma experiência de trabalho mais feliz e mais significativa.

¹ U.S. Centers for Disease Control and Prevention, Vital Signs: Prevalence, Treatment, and Control of Hypertension-United States, 1999-2002 and 2005-2008, Morbidity and Mortality Weekly Report 60, no. 4 (February 4, 2011):103-108
² A retenção de funcionários refere-se a todas as práticas que permitem os funcionários a ficarem o máximo de tempo possível em uma organização, ex: plano de carreira.

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.