Como organizar diversos cabos na mesa de trabalho?

Como organizar diversos cabos na mesa de trabalho?

Diante da grande quantidade de aparelhos eletrônicos necessários para se trabalhar atualmente em um escritório, é muito importante a escolha de móveis com recursos de tomadas e locais apropriados para a ligação de cabos, fontes, plugues, recarregadores, etc. de forma confortável, prática e ergonômica ao usuário.

Mas, além dos equipamentos, é necessário resolver a organização dos cabos que não podem nem disputar espaço com o usuário, atrapalhando o desempenho de suas atividades, nem interferir esteticamente no posto de trabalho. Isto somente é possível em móveis com solução própria para o gerenciamento dos cabos.

Existem no mercado soluções de fabricantes especializados em móveis para escritório que atendem esta necessidade. O sistema deve ser prático e funcional tanto no momento da instalação, quanto nas eventuais manutenções. Um mobiliário com difícil acesso aos cabos e equipamentos, torna complicada e cara a manutenção, acesso e instalação de novos equipamentos, pois para qualquer alteração, além da necessidade de mão de obra especializada de técnico em elétrica, telefônica ou lógica, normalmente a empresa acaba por contratar posteriormente também o fornecedor dos móveis, ou para acompanhar o trabalho de instalação do técnico ou para remontar os móveis de forma correta.

É comum constatar estações de trabalho onde somente se teve organização dos cabos na primeira instalação. Se não houver a facilidade de acesso aos componentes, normalmente após a primeira manutenção o sistema não é remontado como fora projetado, perdendo assim sua função parcial ou totalmente.

Na fase de projeto das redes elétrica, telefônica e lógica é interessante contatar um fornecedor de móveis para prever posicionamento de tomadas em paredes e pisos em função da solução a ser adotada. Essa assessoria, normalmente efetuada pelas lojas de móveis sem custo ao cliente, leva a uma solução muito mais adequada.

Um sistema prático e eficiente de gerenciamento de cabos é aquele com opção de calhas que funcionam como leito para cabos e também como base para fixação de tomadas. É um sistema simples que permite facilmente o acesso aos cabos e às tomadas, sendo que a manutenção ou uma alteração qualquer pode ser feita até mesmo pelo próprio usuário. Os cabos e tomadas ficam ocultos sob os tampos das mesas, onde nestas têm-se opção de guias para passagem dos cabos.

Vale lembrar que os cabos das redes de lógica e telefonia devem estar separados dos cabos elétricos, pois a passagem de corrente num cabo elétrico gera um campo eletromagnético que induz correntes elétricas em outros cabos. Sendo estes outros cabos de rede telefônica ou de lógica, tem-se ruídos e interferências indesejáveis e que podem interferir no funcionamento da rede.

Desde que a instalação seja feita por pessoal qualificado e os móveis possuam características físicas que permitam o gerenciamento de cabos, a empresa terá um sistema confiante e eficiente, tanto na comunicação telefônica, como na transmissão de dados.

Engº. Eletricista Helder J. Dias – Diretor da Funcional Móveis

Para te ajudar: Como escolher a cadeira de escritório ideal em 7 passos 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.