
05 Mar Como organizar diversos cabos na mesa de trabalho?
Diante da grande quantidade de aparelhos eletrônicos necessários para se trabalhar atualmente em um escritório, é muito importante a escolha de móveis com recursos de tomadas e locais apropriados para a ligação de cabos, fontes, plugues, recarregadores, etc. de forma confortável, prática e ergonômica ao usuário.
Mas, além dos equipamentos, é necessário resolver a organização dos cabos que não podem nem disputar espaço com o usuário, atrapalhando o desempenho de suas atividades, nem interferir esteticamente no posto de trabalho. Isto somente é possível em móveis com solução própria para o gerenciamento dos cabos.
Existem no mercado soluções de fabricantes especializados em móveis para escritório que atendem esta necessidade. O sistema deve ser prático e funcional tanto no momento da instalação, quanto nas eventuais manutenções. Um mobiliário com difícil acesso aos cabos e equipamentos, torna complicada e cara a manutenção, acesso e instalação de novos equipamentos, pois para qualquer alteração, além da necessidade de mão de obra especializada de técnico em elétrica, telefônica ou lógica, normalmente a empresa acaba por contratar posteriormente também o fornecedor dos móveis, ou para acompanhar o trabalho de instalação do técnico ou para remontar os móveis de forma correta.
É comum constatar estações de trabalho onde somente se teve organização dos cabos na primeira instalação. Se não houver a facilidade de acesso aos componentes, normalmente após a primeira manutenção o sistema não é remontado como fora projetado, perdendo assim sua função parcial ou totalmente.
Na fase de projeto das redes elétrica, telefônica e lógica é interessante contatar um fornecedor de móveis para prever posicionamento de tomadas em paredes e pisos em função da solução a ser adotada. Essa assessoria, normalmente efetuada pelas lojas de móveis sem custo ao cliente, leva a uma solução muito mais adequada.
Um sistema prático e eficiente de gerenciamento de cabos é aquele com opção de calhas que funcionam como leito para cabos e também como base para fixação de tomadas. É um sistema simples que permite facilmente o acesso aos cabos e às tomadas, sendo que a manutenção ou uma alteração qualquer pode ser feita até mesmo pelo próprio usuário. Os cabos e tomadas ficam ocultos sob os tampos das mesas, onde nestas têm-se opção de guias para passagem dos cabos.
Vale lembrar que os cabos das redes de lógica e telefonia devem estar separados dos cabos elétricos, pois a passagem de corrente num cabo elétrico gera um campo eletromagnético que induz correntes elétricas em outros cabos. Sendo estes outros cabos de rede telefônica ou de lógica, tem-se ruídos e interferências indesejáveis e que podem interferir no funcionamento da rede.
Desde que a instalação seja feita por pessoal qualificado e os móveis possuam características físicas que permitam o gerenciamento de cabos, a empresa terá um sistema confiante e eficiente, tanto na comunicação telefônica, como na transmissão de dados.
Engº. Eletricista Helder J. Dias – Diretor da Funcional Móveis
Para te ajudar: Como escolher a cadeira de escritório ideal em 7 passos
Sorry, the comment form is closed at this time.