Como se manter produtivo trabalhando em home office

Como se manter produtivo trabalhando em home office

Quem trabalha em home office conhece bem as vantagens desse modelo de trabalho, como não ter que enfrentar trânsito todos os dias para chegar ao escritório e ter uma agenda mais flexível, podendo definir seu próprios horários.

Por outro lado, quando se trabalha em casa, pode ser um pouco mais difícil resistir às distrações e se manter focado e produtivo. Diante disso, selecionamos algumas dicas valiosas para quem faz home office e quer se tornar ainda mais compenetrado:

1. Vista-se como se fosse sair para trabalhar

As roupas que você usa têm um impacto direto sobre seu desempenho. Quando você está de pijama, pode sentir que não está realmente trabalhando. De acordo com Karen Pine, professora de psicologia na Universidade de Hertfordshire, o que você veste é muito importante. “Quando colocamos uma peça de roupa, é comum adotar características associadas com aquela roupa. Elas têm um significado simbólico para nós”, diz.

2. Estipule horários

Determine com antecedência qual será seu horário de trabalho para o dia, e cumpra! Tenha em mente que deve trabalhar das 9h às 18h, por exemplo, e quando houver algum compromisso durante esse período, programe-se antes para compensar a hora não trabalhada e cumprir a carga horária exigida.

3. Faça intervalos

Assim como é fundamental ter um horário fixo para trabalhar, é importante estabelecer intervalos. Além do horário de almoço, faça pequenas pausas, que ajudam a manter a motivação. Em um estudo recente, pesquisadores descobriram a fórmula ideal para quem faz home office. Segundo o experimento, as pessoas mais produtivas, em geral, tiram um intervalo de 17 minutos a cada 52 minutos trabalhados. Mas depende também das suas preferências pessoais. Uma vez decidido o intervalo, você pode colocar o celular para despertar — e deve resistir a todas as distrações durante seu tempo destinado ao trabalho.

4. Mantenha as distrações longe

Para que o trabalho flua e você tenha todas as tarefas concluídas no final do dia, mantenha tudo que te distrai longe. Não verifique suas redes sociais ou outros sites durante o expediente, e se for muito difícil, opte por desligar seu celular. Também não ligue a televisão. É importante também que os familiares respeitem seu horário de trabalho, e não façam interrupções. Os animais de estimação também devem ficar em outro ambiente.

5. Tenha um lugar específico para trabalhar

Reserve um espaço apenas para as atividades relacionadas ao trabalho, com mesa e cadeira, e nada de trabalhar no sofá. Escolha móveis que te agradem, e uma boa cadeira, que te mantenha confortável o tempo todo. Também disponha de uma boa iluminação e móveis que facilitem a organização, com gavetas para guardar documentos, por exemplo.

Veja também: 8 razões para você investir na cadeira e mesa certa para seu escritório em casa

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.