Conheça acessórios que podem ajudar você no dia a dia no escritório e home office

Conheça acessórios que podem ajudar você no dia a dia no escritório e home office

Além de uma cadeira ergonômica, saiba como 3 acessórios podem ajudar você no dia a dia no escritório ou no trabalho home office.

Um dos pontos obrigatórios a considerar no planejamento de um posto de trabalho deve ser sua ergonomia. As instalações devem ser confortáveis e adequadas para que o colaborador desenvolva suas atividades por horas, sem que isso torne-se incômodo ou prejudicial a sua saúde no médio e longo prazo.

A reforma trabalhista contemplada na Lei 13.467/2017 trouxe maior segurança jurídica às empresas que adotam o modelo de contrato de trabalho remoto. Porém, o risco de doenças relacionadas ao trabalho existe, seja trabalhando-se nas dependências da empresa ou em casa. Com base na lei, cabe ao empregador certificar-se se foram “adotadas medidas preventivas para minimizar estes riscos e instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho.” O empregado deve assinar termo de responsabilidade comprometendo-se a seguir as instruções fornecidas, mas o empregador deve fazer sua parte.

A escolha de cadeira e posto de trabalho ergonômicos vem sempre à tona, mas nem sempre apenas o mobiliário atende às necessidades de adequação.

Sendo assim, separamos três acessórios do portfólio da Funcional Mobiliário Corporativo, voltados à saúde laboral, que atendem a quesitos da Norma Regulamentadora Nº 17 do Ministério do Trabalho – NR-17 e que podem ser importantes também na adequação dos postos de trabalho:

  1. Apoio para os pés
  2. Suportes para monitores
  3. Suportes para CPU

 

APOIO PARA OS PÉS – Qual sua importância no posto de trabalho?

O apoio para os pés, solução ergonômica disponível no catálogo da Funcional, é um acessório solto, que pode ser adquirido separadamente para uso em qualquer posto de trabalho. É uma alternativa acessível e adequável aos trabalhadores para conforto e produtividade no seu posto de trabalho.

O apoio para os pés serve principalmente para o descanso dos membros inferiores, mas também auxilia numa melhor postura ao longo da jornada de trabalho.

É indicado aos usuários de baixa estatura que, quando necessitam elevar o assento da cadeira para ajustar-se à altura da mesa, não apoiam os pés no chão. E também para melhor conforto de trabalhadores que ao ajustar a altura do assento da cadeira, por um aumento na angulação do tronco e quadril, sentem desconfortos na parte posterior da coxa.

De acordo com a Dra. Tatiana de Carvalho Brum – Crefito 8-74089, da empresa Ambientec Engenharia em Segurança e Saúde do Trabalho, “com possibilidade de facilmente alterar seu ângulo de inclinação, o apoio para os pés proporciona um ponto de equilíbrio entre os pés e o assento da cadeira para escritório, o que diminui a pressão sobre articulação de quadril e lombar, que terá o suporte adequado no encosto do apoio. Com o uso do apoio para os pés é possível manter uma angulação de joelho adequada, evitando compressões de nervos, tendões e principalmente vasos sanguíneos.”

Segundo a especialista, esses atributos contribuem para um retorno de líquidos corpóreos evitando edemas (inchaços), problemas circulatórios e desconfortos em pernas, pés e tornozelos.

SUPORTES PARA MONITORES – Qual a importância de tê-los sobre a mesa?

O suporte para o monitor é um aliado importante para uma boa postura, evitando-se dores na coluna cervical ou nas costas e desconforto na vista. Com uso deste acessório, é possível posicionar o monitor para que terço superior da tela esteja no mesmo nível de altura dos olhos do trabalhador.

Os modelos de suportes para monitores da Funcional podem ser fixos ou giratórios. Os fixos são ideais para monitores mais antigos e robustos. Os giratórios permitem a movimentação do monitor com maior facilidade, têm a vantagem de ajuste das posições de altura e têm como opção base de madeira para apoio direto do monitor ou fixação na traseira do monitor por meio de parafusos. Os modelos giratórios têm ainda a versão para dois monitores de até 25 polegadas, o que é ideal para quem trabalha com uma segunda tela de apoio.   

 

SUPORTE PARA CPU – Devo usar um?

Como opção para facilitar a organização e limpeza dos espaços, a resposta é sim.

Mas considere também que de acordo com a norma ABNT NBR 13966, “as mesas de trabalho, montadas com todos os seus componentes e acessórios, devem apresentar um espaço livre, destinado à acomodação e à movimentação dos membros inferiores dos usuários.” A norma cita dimensões de poliedro que determina o espaço sob o tampo das mesas que devem ser destinado à mobilidade das pernas do usuário.

O bom dimensionamento de um posto de trabalho deve atender esta exigência e este espaço não pode ser ocupado por outros elementos ou equipamentos, como por exemplo, um gabinete ou CPU do computador. Sendo assim, destinar um espaço adequado aos equipamentos complementa o estudo ergonômico de um posto de trabalho.

Os suportes para CPU impedem que a máquina fique em contato direto com o chão, auxiliando na maior refrigeração e durabilidade do aparelho e facilitando a limpeza e organização na estação de trabalho.

Neste sentido, a Funcional possui modelos de suportes para CPU fixos ou com rodízios. A versão com rodízios auxilia o manuseio e manutenção dos aparelhos e dispõe de fácil ajuste de sua largura, o que garante uma maior segurança ao equipamento.

       

 

 

 

 

 

 

Entre em contato com a Funcional Mobiliário Corporativo e saiba mais.

A linha de acessórios da Funcional e soluções completas de linhas de móveis e cadeiras para escritório que atendem demandas de saúde e ergonomia dos colaboradores nos espaços de trabalho podem ser consultadas no site www.funcional.com.br

Entre já em contato com um de nossos atendentes via telefone, WhatsApp, e-mail ou formulários do nosso site.