Dia do Design Italiano em Curitiba

Dia do Design Italiano em Curitiba

Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba foi convidada para ser a cidade-sede no Brasil do Dia do Design Italiano, que aconteceu em 12 de março e foi celebrado simultaneamente em 100 cidades do mundo.

Na capital paranaense, o evento é realizado pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e tem o apoio do Centro Brasil Design (CBD). O Paço da Liberdade foi o local escolhido para receber a palestra de Manolo De Giorgi, famoso arquiteto italiano formado pelo Politécnico de Milão, onde hoje é professor e o responsável pelo curso de Arquitetura de Interiores.

Esta é a segunda edição do Dia do Design Italiano, e foi uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália, com o objetivo de levar o design italiano a 100 cidades ao redor do mundo, a cada ano, através de suas embaixadas e consulados, e de seu braço cultural, o Istituto Italiano di Cultura.

Além de Curitiba, outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília contam com eventos, que terão continuidade até abril.

O tema da mostra internacional deste ano foi Design e Sustentabilidade, com foco em cases de sucesso do design sustentável de grande impacto. O evento evidenciou o papel do Made in Italy e sua função de embaixador da cultura material e imaterial da Itália no mundo. O Road Show Brasil para o Dia do Design Italiano no Mundo conta com conferências de designers brasileiros e internacionais, de alto perfil e renomado profissionalismo.

Confira quais os eventos programados pelo governo italiano:

– No dia 12 de março, o Design Italiano em Curitiba, no Paraná, com a palestra de Manolo de Giorgi, no Paço da Liberdade, às 10h, na presença do Consul Geral da Itália Raffaele Festa, do prefeito de Curitiba Rafael Greca de Macedo, do presidente da Fecomercio do Paraná Darci Piana e do presidente do IPPUC Luiz Jamur.

– No dia 15 de março, uma palestra sobre design e sustentabilidade será dada por Christian Ullmann, na cidade do Recife, em Pernambuco, às 17h, na presença do Consul Geral no Recife Gabor de Zagon.

– No dia 20 de março, o Road Show Brasil estará em Porto Alegre, na Universidade Católica do Rio Grande do Sul, às 19h, com a palestra de Flavia Alves de Souza Zanini, na presença do Consul Geral da Itália Nicola Occhipinti.

– Em Belo Horizonte, no início de abril, haverá a palestra de Fabiano Pereira, na presença do Consul italiano em Belo Horizonte Aurora Russi.

– O evento do Dia do Design Italiano no Mundo será encerrado em Brasília, em abril, na sede da Embaixada da Itália no Brasil, pelo Embaixador da Itália no Brasil Antonio Bernardini, com as palestras de Fabio Palma, diretor do IED Rio, e Ayara Mendo, designer e arquiteta, coordenadora do curso master profissional do IED.

Veja também: O que brilhou no Salão do Móvel de Milão/2017

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.