Saiba como ser criativo no trabalho

Pergunte a qualquer recrutador de talentos para empresas qual a característica mais buscada nos candidatos e entre as respostas certamente estará a criatividade no trabalho. Profissionais criativos são procurados por serem capazes de apontar soluções simples, originais e práticas para boa parte dos problemas, além de ajudarem as companhias a se destacarem com inovações em produtos, serviços e processos. A boa notícia é que a criatividade pode ser estimulada.

Dicas de como ser criativo no trabalho

Questione

“O maior inimigo da criatividade é o bom senso…”. A frase, de Pablo Picasso, define bem o caminho para a pessoa criativa. Tudo que é comum, normal e com aprovação de todos pode esconder possibilidades de melhoria, de evolução. Basta ter um olhar mais crítico e questionador.

Não se acomode com as decisões no trabalho. Veja sempre uma nova forma de fazer tudo.

Questionar a forma como as coisas são feitas é um dos caminhos para exercitar a criatividade.

 

Estimule

Tenha o hábito de estimular a criatividade não só quando está no trabalho. Vendo um filme, comprando algo na feira, praticando seu hobby favorito, ou seja, em todas as situações possíveis tente ver o que poderia fazer de diferente para melhorar o que você e os outros estão fazendo.

 

Não force

Se é chamado a dar uma ideia sobre algo e não vem nada na cabeça naquele instante, relaxe. Diga que vai pensar e responder depois. Quando forçamos a mente para ser criativa em um momento específico e o resultado não vem, inconscientemente ficamos nervosos e o processo criativo pode não “responder” ao seu comando consciente, gerando frustração. Tire o foco do problema e vá fazer outra coisa ou simplesmente pense em algo diferente. É geralmente assim que vem a solução.

Para se inspirar no trabalho, tente pensar em algo diferente do problema.

Se está difícil ter uma ideia, relaxe e pense em outra coisa que logo vem a inspiração.

 

Entenda para criar

Esta dica de como se manter criativo no trabalho pode parecer absurda, mas é uma alerta. Você sabe dizer exatamente o que a sua empresa faz ou como cada produto é fabricado? Muita gente não sabe. Se a empresa permitir, exercite a sua curiosidade e aprenda tudo sobre a fabricação, venda e entrega, mesmo que trabalhe em área não relacionada a estas. O conhecimento do todo contribui para avaliar os detalhes.

 

Esteja aberto

Uns chamam de intuição, outros de insights. Acostume-se a deixar fluir na mente os “sopros” que nos fazem pensar em algo que pode ser feito e tente associá-los ao seu trabalho.

 

Aproveitar os insghts mantem o profissional criativo.

Esteja com a mente aberta para aproveitar os insights.

 

Anote

Quem já não teve uma grande ideia tomando banho, deixou para pensar nela depois e acabou esquecendo? Habitue-se a registrar as ideias o mais rápido possível quando elas surgem. Uma dica é anotar no seu celular ou num papel, pelo menos, o foco central da ideia. O mesmo vale para sonhos ou insights que surgem quando está quase dormindo. Se acordar no meio da noite com uma ideia na cabeça, anote-a imediatamente, pois é grande a chance de esquecê-la.

Anote tudo o que vem à mente para exercitar a criatividade

Acostume-se a anotar as ideias à medida que surgem para não esquecê-las.

 

Procure

Uma forma de melhorar o seu poder de ser criativo no trabalho é aumentar o seu conhecimento sobre tudo relativo ao que você faz profissionalmente. Como? Leia e anote o que achar interessante sobre o assunto do seu trabalho, sobre inovação, criatividade, empresas concorrentes, empreendedorismo, economia, crises, cases de sucesso, entre outros. Porém, tenha interesses também em áreas diferentes para ampliar seus horizontes.

 

Não tema

Por menos interessante que pareça uma ideia, não a descarte. Fale com seus familiares e amigos e leve-a a quem decide se será implementada ou não. Quando damos vazão para novas ideias, nosso cérebro entende que pode continuar produzindo mais. Você se anima e pensa rotineiramente que está sendo mais criativo no trabalho e as ideias começam a aparecer em maior número. Este ciclo se torna comum e você passa a ser naturalmente “a pessoa que tem sempre boas ideias”.

 

Derrube as crenças limitantes

Você já se pegou dizendo algo como: “Ah, mas tal pessoa sempre foi mais inteligente”, “O cara fez vários cursos, por isso é criativo”, “Fulana morou em Nova Iorque, por isso é descolada”, “Não consigo ser criativo”. Conceitos enraizados na nossa mente, as chamadas crenças limitantes, como o nome diz, limitam a nossa forma de agir. Mesmo que pense que não é criativo, tente fazer algo criativo. Tire essas amarras que o impedem de tentar, ao menos. Você vai se surpreender com os resultados.

Ideias no escritório

Seja confiante para apresentar as ideias no trabalho.

 

Melhore sempre

Se apresentou uma nova ideia que foi implementada com sucesso na empresa, não pare por aí. Analise se a mesma ideia não pode ser evoluída no futuro ou se ela não serve de base para melhorias em outros produtos, serviços ou processos na empresa.

 

Como se Manter Criativo no Trabalho Sendo Chefe

Se você é líder de uma equipe, também pode, além de estimular a sua própria criatividade, criar mecanismos para motivar os colaboradores, tais como:

 

Autonomia

Deixe aberto para todos os colaboradores sugerirem ideias que possam melhorar produtos, serviços e processos. Torne isso uma prática comum e esteja receptivo a todas as sugestões apresentadas. Uma dica é fazer Brainstorming, reuniões em que as pessoas vão sugerindo ideias sobre determinado assunto à medida que elas vão aparecendo, mesmo que sejam totalmente fora de contexto. E o importante é não deixar julgamentos barrar a geração de ideias.

Sempre que houver possibilidade dê suas ideias no trabalho

Incentive os colaboradores a sugerirem ideias em reuniões de brainstorming,

 

Motivação

Motive sua equipe para apresentar soluções. Pode ser compensação financeira, viagens, promoção ou mesmo elogios verdadeiros. Perceba o que é mais importante para eles e ofereça recompensas por ideias que efetivamente possam ser implementadas.

 

Partilhe projetos

Se você, como chefe, está trabalhando em um projeto novo importante para a empresa, mas ainda não está satisfeito, discuta o assunto com seus subordinados. Peça sugestões e ofereça “sociedade” no projeto, valorizando quem participou com boas ideias.

Escritório criativo

Compartilhe seu projeto aos colaboradores e peça ideias para melhorá-lo.

 

Chance ao erro

Se uma ideia aparentemente boa foi levada adiante e se mostrou, posteriormente, um erro, não condene o autor. Pelo contrário, incentive-o a aprimorar a sugestão inicial e/ou apresentar novas soluções para o mesmo problema.

 

Retorno

Mesmo que não goste de uma ideia apresentada por um colaborador ou se a diretoria não a levou adiante, mantenha o autor informado dos trâmites. Melhor ele saber que a sugestão não foi aproveitada do que ficar sem nenhum retorno.

 

Livros que Estimulam a Criatividade no Trabalho

Inspire-se em bons livros para estimular a criatividade. Veja algumas dicas:

Criatividade S/A

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Mostros S.A ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986, Dos encontros da equipe ás sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

 

Criatividade – Liberando Sua Força Interior

Criatividade é um livro para os que percebem a necessidade de acrescentar mais criatividade, jovialidade e flexibilidade à própria vida. Este é o manual que ensina a pensar fora dos padrões estabelecidos – e, ao mesmo tempo, nos anima a aprender a conviver com eles.

 

Por que Não Tive Essa Ideia Antes?

Quem nunca pensou, em algum momento decisivo da vida ou da carreira: “Por que eu não tive essa ideia antes?”. Mesmo as mentes mais criativas passam por momentos pouco inovadores ou períodos sem boas ideias.

 

Tenho Uma Ideia

Considerado um clássico da literatura sobre pensamento criativo, Tenho uma Ideia é leitura essencial para quem deseja ter novas ideias e estimular sua criatividade. Tradução da edição lançada em comemoração aos 25 anos de publicação nos Estados Unidos, o livro apresenta um volume ilustrado e atualizado, repleto de quebra-cabeças e exercícios.

*Resumo dos livros para venda nas Livrarias Saraiva www.saraiva.com.br

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.