Especial Covid-19: Dicas de limpeza para os escritórios

Especial Covid-19: Dicas de limpeza para os escritórios

Um dos maiores paradigmas da crise do Covid-19 no mercado de trabalho é a questão da limpeza dentro do ambiente corporativo. Um ambiente limpo e esterilizado já não é apenas uma questão de asseio e bem-estar, mas se tornou fundamental para a saúde de todos os trabalhadores.

Por este motivo, trouxemos algumas dicas de como manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, sendo aplicáveis tanto para ajudar a atuação de equipes de limpeza contratadas, quanto para o trabalhador que quer fazer a higienização por conta própria. Confira!

1 – Escolha móveis fáceis de limpar

Um dos atributos que devem ser levados em consideração na hora de mobiliar um escritório é a escolha por móveis para escritório que sejam fáceis de limpar.

Décadas atrás, um escritório portentoso, com móveis mais escuros e imponentes, feitos com madeiras pesadas como o mogno, eram as principais escolhas dos empresários na hora de mobiliar o ambiente corporativo.

Até hoje muitas pessoas têm esta noção estética com uma referência na hora de escolher pelos móveis de escritório, mas a tendência tem mudado bastante nos últimos anos. A escolha por móveis mais fáceis de limpar e com um design clean tem colaborado para a praticidade e limpeza no dia a dia, sem que seja necessário abrir mão de um visual atrativo e profissional.

Neste sentido recomendamos a Linha Level da Funcional. Os móveis desta coleção possuem formato que facilitam a limpeza e opções de cores claras, que ajudam na hora de identificar os resíduos em geral.

2 – Faça a limpeza das cadeiras para escritório

É sempre prudente ter uma atenção especial com as cadeiras para escritório. No aspecto da limpeza é recomendável fazer a manutenção de forma constante, para evitar, principalmente, o acumulo de sujeira e, consequentemente, de bactérias e vírus nas cadeiras.

Para remover a poeira das cadeiras para escritório um aspirador de pó pode ser muito útil, sendo que já existem modelos compactos disponíveis no mercado fáceis de serem guardados sem ocupar muito espaço. Desta forma, é possível remover migalhas e poeira dos encostos, estrutura e pernas das cadeiras de forma muito ágil.

Depois, passar um pano com álcool ou outro produto de limpeza adequado irá auxiliar na esterilização, concluindo o processo de limpeza das cadeiras para escritório para que não se tornem focos de proliferação de seres que possam ser prejudiciais à saúde dos colaborares, como os vírus e bactérias.

3 – Cuidado especial com tapetes e carpetes

A escolha do piso em carpete ou da decoração do escritório com tapetes deve ser muito bem pensada na hora de planejar o ambiente corporativo.

Estes componentes de decoração só devem ser escolhidos se a atenção com a limpeza for redobrada, principalmente, porque o acúmulo de poeira e ácaros em carpetes e tapetes é muito alto. Nestes casos, a poeira e ácaros podem ser fatores de desencadeamento de problemas alérgicos, como as rinites e dermatites, por exemplo.

Por isto a recomendação principal é a de retirar o pó dos tapetes e carpetes constantemente, de preferência, com um bom aspirador de pó. Periodicamente, também é recomendável realizar a lavagem completa, de preferência, com uma equipe de limpeza especializada e que possua os equipamentos necessários para realizar este tipo de manutenção.

4 – Computadores, eletrônicos e divisórias

Um dos locais de um escritório mais vulneráveis ao acúmulo de poeira são as proximidades das tomadas e conectores, em que são feitas as passagens de cabos de computadores, bem como de eletrônicos de uma forma geral.

Não é incomum que a limpeza nestes pontos seja negligenciada ou feita de forma superficial, seja por falta de atenção ou mesmo por receio de estragar as conexões e passagem de cabos com os produtos de limpeza utilizados no momento da higienização.

A principal solução, neste sentido, é a de escolher por móveis que facilitem a limpeza das proximidades de fios e tomadas. Na Funcional Móveis, temos especialidade na produção de móveis para escritório que possuem divisórias para passagens de cabos bem delimitadas e dentro das normas da ABNT, que vão auxiliar na organização e limpeza próximo aos conectores. É sempre prudente, também, desligar os fios da tomada na hora de realizar a limpeza nestes pontos.

5 – Atenção com os cantos do escritório

É muito importante cuidar com os cantos das salas comerciais e escritórios, especialmente nas partes altas e mais baixas das paredes, para evitar a formação de teias de aranha, além da poeira.

Outro ponto muito importante fica atrás dos móveis, bem como dos sofás e cadeiras para escritório. No dia a dia é possível alcançar áreas mais difíceis com um espanador, como os cantos e o topo das paredes, para que uma limpeza mais profunda da poeira seja feita no piso, posteriormente.

Também é recomendável, como mencionado acima, a escolha por móveis mais fáceis de limpar, bem como de mover para outras partes do escritório na hora de fazer a limpeza.

Os canais de comunicação da Funcional Móveis estão abertos para que o trabalhador remoto ou os empresários possam realizar um orçamento e ver nosso portfólio, com móveis para escritório ideais para montar um ambiente de fácil limpeza a manutenção.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.