Especial Covid-19: 7 Dicas de limpeza para os escritórios

Especial Covid-19: 7 Dicas de limpeza para os escritórios

7 DICAS DE LIMPEZA PARA OS ESCRITÓRIOS

Uma das grandes preocupações diante da crise da Covid-19 é a limpeza dos locais de trabalho nos escritórios. Um ambiente limpo e esterilizado já não é apenas uma questão de asseio e bem-estar, mas se tornou fundamental para a saúde dos trabalhadores.

Por este motivo, trouxemos 7 importantes dicas de como proceder com a limpeza no ambiente de trabalho, aplicáveis para ajudar tanto na atuação de equipes de limpeza contratadas, quanto o trabalhador que quer fazer a higienização por conta própria. Confira!

 

1 – Escolha móveis fáceis de limpar

Um dos atributos que devem ser levados em consideração ao escolher móveis para escritório é a escolha por produtos fáceis de limpar.

Décadas atrás, um escritório portentoso, com móveis escuros e superfícies macias e porosas como mogno e imbuia, era uma escolha comum.

Hoje, com as condições impostas pela COVID-19, é aconselhável escolher móveis de fácil limpeza. Um design clean, revestimentos laminados, metais e tintas mais fáceis de limpar colaboram para a praticidade e higienização no dia a dia e ainda podem entregar um visual mais atrativo e profissional.

 

2 – Cuidado especial com tapetes e carpetes

Mesmo que se escolha carpetes ou tapetes antibactérias e antifungos nos ambientes corporativos, a atenção com a limpeza precisa se redobrada, pois tapetes e carpetes acumulam mais poeira e ácaros e podem desencadear problemas alérgicos, como as rinites e dermatites, por exemplo.

A recomendação principal é a limpeza frequente dos tapetes e carpetes com aspirador de pó. E periodicamente, também é recomendável realizar a lavagem completa com equipe de limpeza especializada com os equipamentos apropriados.

 

3 – Computadores, eletrônicos e divisórias

Os eletrônicos de uma forma geral, como teclados, mouses, telefones, telas touch screen, sistemas de biometria são exemplos de pontos críticos em um escritório para acúmulo de poeira, sujeira e contaminação, bem como as proximidades das tomadas e conectores.

É comum que a limpeza nestes pontos seja negligenciada ou feita de forma superficial, seja por falta de atenção ou mesmo por receio de estragar os equipamentos, conexões ou cabos com os produtos de limpeza no momento da higienização.

Diante disso, é necessário o treinamento às equipes para a limpeza adequada de equipamentos eletrônicos, tomadas, plugues e dispor de móveis que facilitem a limpeza das proximidades de fios e tomadas. Empresas especializadas em móveis para escritório, como a Funcional Mobiliário Corporativo, dispõem de mesas, divisórias e outros móveis com solução para passagens de cabos bem delimitadas e dentro das normas da ABNT, que auxiliam na organização e limpeza próximo aos conectores. É sempre prudente, desligar os fios da tomada ao realizar a limpeza nestes pontos.

 

4 – Como fazer a limpeza dos móveis

A limpeza básica dos componentes dos móveis pode ser feita com pano macio e úmido com detergente neutro, secando-se em seguida as superfícies e aplicando-se álcool 70% para esterilização e prevenção de disseminação de doenças como a COVID-19.


Partes em madeira
– evite excesso de umidade nas bordas das placas de madeira revestidas.

Vidro – use pano macio branco e sem fiapos, umedecido com álcool ou limpa-vidros. Em seguida, passe um pano seco ou papel toalha.

 

Partes metálicas pintadas – evite uso de cera, massas ou líquidos polidores que podem riscar ou deixar a superfície fosca.

Partes cromadas – para conservar o brilho, use vaselina líquida e pura. Use pano seco para tirar o excesso. Em regiões litorâneas, faça a limpeza semanalmente. Para polir, use produto específico para polimento.


Alumínio – Use pano umedecido com álcool. Para remover manchas, use pano limpo e seco. Para polir, deve ser usado produto específico para alumínio.

 

5 – Limpeza das cadeiras para escritório

É prudente dar atenção especial à limpeza das cadeiras para escritório e fazer a manutenção de forma constante, para evitar acúmulo de sujeira e, consequentemente, de bactérias ou mesmo vírus, como o corona vírus, nas cadeiras.

Para remover poeira, migalhas ou sujeiras não visíveis das cadeiras para escritório, um aspirador de pó pode ser muito útil, sendo que modelos compactos disponíveis no mercado são fáceis de serem guardados e ocupam pouco espaço e possibilitam a limpeza de forma muito ágil.

Ao escolher o revestimento das cadeiras, opte pelos sintéticos como couro ecológico ou couríssimo, que retém menos sujeira e partículas sólidas, facilitando a limpeza e higienização.

Evite objetos pontiagudos e derramar líquidos.

 


Para limpeza de revestimentos em couro ecológico ou couríssimo, use pano macio branco umedecido com produto neutro e espumante. Após a limpeza, secar com um pano branco seco. Para manchas leves, use limpador multiuso. Não fazer limpeza industrial ou impermeabilização.

 

Para remoção de poeira e resíduos de tecidos ou telas de cadeiras, use uma escova com cerdas macias, e para a remoção de manchas, use a escova umedecida em água com detergente neutro. Não usar pano para limpeza de tecidos, evitando assim a transferência de fibras, formação de pillings (bolinhas) e transferência de cor.

 

6 – Atenção com os cantos do escritório

Faça sempre a limpeza também das partes menos acessíveis das salas comerciais e escritórios. Comece das partes mais altas, retirando teias de aranha, poeira e sujeira usando espanador ou vassoura com cabo alongado. Em seguida, faça a limpeza das partes mais baixas como atrás das mesas, sofás, armários e cadeiras do escritório e por último, o piso.

Opte também por adquirir móveis que facilitem sua remoção na hora de fazer a limpeza. Mesas de trabalho presas entre si, bancadas fixas, balcões fixos em pisos ou paredes ou mesmo armários embutidos muitas vezes impossibilitam uma limpeza adequada. Ao passo que móveis em módulos soltos, além de permitirem a adequada limpeza e higienização, permitem alterar o distanciamento entre as pessoas em seus postos de trabalho e ainda facilitam também eventuais alterações de layout.

Um mobiliário que apontamos que atende essa necessidade é a Linha Level da Funcional Mobiliário Corporativo Móveis. Mesas com formas que facilitam a limpeza e com opções de cores claras que ajudam na identificação de resíduos e pontos a serem limpos.

 

7Postos de trabalho compartilhados

Os usuários de mesas ou plataformas de trabalho compartilháveis devem ter à mão os produtos para higienização após cada uso. Lembrando que dispensers com álcool em gel devem estar disponíveis e ao alcançe de todos nos escritórios.

 

OS canais de contato da Funcional Móveis estão abertos para consultas e orçamentos. Portfólio completos de móveis para escritório, ideais para montar ambientes de fácil limpeza a manutenção.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate