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Como montar uma loja de móveis de escritório rentável

fevereiro 10, 2021

Como montar uma loja de móveis de escritório rentável

Se você está no grupo dos mais de 50 milhões de brasileiros que gostam de empreendedorismo e sonham com um negócio próprio rentável, neste artigo vamos dar a você a sugestão de montar uma loja de móveis de escritório.
Este modelo de empreendimento tem ótimo retorno financeiro, com venda para vários perfis de público.

Grandes empresas, por exemplo, adquirem móveis para determinados momentos e continuam as compras à medida que vão aumentando os postos de trabalho.

É um dos nichos a serem atendidos e que contribuem para o lojista atingir metas bem expressivas de faturamento.

O interesse dos clientes é grande porque, desde que tenham qualidade, móveis de escritório são considerados grandes aliados para a produtividade das equipes.

Ainda mais no mundo cada vez mais competitivo, o mobiliário corporativo acaba sendo parte das ferramentas de trabalho para facilitar o dia a dia de gestores e colaboradores.

Acompanhe o post até o fim e entenda mais sobre esse ramo e como montar a sua própria loja de móveis de escritório.

Cenário de mercado de móveis de escritório

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, que impôs o distanciamento social, muitas empresas optaram por manter seus colaboradores trabalhando em casa no sistema de home office.

Isso impactou positivamente o mercado de mobiliário de escritório.

Para se adaptarem à nova rotina de trabalho, os profissionais tiveram que investir em mobiliário para ser usado em casa.

Assim, garantiram a estrutura adequada para realizar suas atividades.

Ao mesmo tempo, evitaram improvisos com mesas e cadeiras caseiras, que não são próprias para longos períodos de trabalho e podem, inclusive, agravar problemas de saúde, como dores na coluna.

Além da crescente busca pelos móveis para home office, as vendas para o setor corporativo vêm se mantendo em alta nos últimos anos.

Isso é reflexo da maior preocupação das empresas em oferecer estrutura de trabalho moderna e, claro, que ajude na satisfação e performance da empresa.

Há ainda demanda de mobiliário para escritórios de profissionais liberais e para o mercado de coworkings.

Que modelo de negócio optar para uma loja rentável de móveis de escritório

O primeiro passo para sabre como montar uma loja de móveis de escritório rentável é definir o modelo de negócio que mais lhe agrada.

Para isso, você precisa levar em conta a sua a capacidade de investimento e o seu preparo para esta jornada.

Você tem algumas alternativas. Veja as mais comuns:

Fábrica própria

Você pode vender os próprios móveis que fabrica.

Ser fabricante e revendedor ao mesmo tempo tem a suposta vantagem de permitir maior controle sobre todos os processos, que vai da definição das linhas a serem produzidas ao pós-venda.

Por outro lado, exigirá muito mais investimento de tempo e de recursos financeiros.

Sem contar toda a complexidade de uma operação como essa, o que pode levar ao insucesso do projeto.

Você também perde a chance de iniciar seu negócio sem o know-how de quem é especializado no segmento há muitos anos, que é o caso de adotar a venda com concessão de marca consolidada, revenda de marcas fortes e franquias.

Concessão de marca

Neste modelo, você vai escolher um fabricante que já tenha consolidado um sistema de revenda dos seus móveis.

Em contrapartida, fica com o compromisso de não trabalhar com produtos conflitantes com os da marca contratada.

Dependendo da fábrica escolhida, a detentora da marca presta assessoria e oferece portfólio completo de produtos testados e aceitos pelo mercado.

Também supre a loja com material de comunicação, inclui a loja em divulgações de marketing digital e acompanha seu dia a dia.

Além disso, oferece exclusividade dos produtos da marca na região de atuação.

Como há concessão de marca por meio de um contrato, a loja pode usar o nome ou a marca da fábrica, na revenda de seu produto.

Diferentemente do franchising, não existe pagamento de royalties e taxas.

Franquia rentável de uma loja de móveis de escritório

Por meio de franquia, você também escolhe um fabricante com sistema consolidado de revenda dos seus móveis.

Você faz um contrato com a fábrica, que lhe passa toda orientação operacional, lhe permitindo vincular o nome da marca à sua loja e vender com exclusividade os produtos da marca na sua região.

Fica também o compromisso de não trabalhar com produtos conflitantes com os da marca contratada.

Dependendo do contrato, o franqueado deve reservar recursos para taxas de propaganda, pagamento de royalties, softwares e treinamento.

No sistema de franchising, a fábrica, detentora da marca, presta todo serviço de assessoria e oferece portfólio completo de produtos testados e aceitos pelo mercado.

Também supre a loja com material de comunicação, inclui a loja em divulgações de marketing digital e acompanha o dia a dia de seus franqueados.

O franqueador presta assessoria a fatores como gestão administrativa e financeira, atendimento ao cliente, dentre outros para garantir a boa reputação da marca.

Revenda de multimarcas

Você faz contato com diversas fábricas e revende produtos das que achar melhor, não tendo exclusividade de nenhum fabricante.

O nome da loja sem vínculo com a marca dos produtos por ela comercializados.

As desvantagens deste modelo para se montar uma loja de móveis de escritório rentável é que o lojista nem sempre consegue criar uma identidade própria, já que oferece produtos dispersos e, às vezes, de baixa qualidade ou de baixo giro.

Outro ponto negativo é a falta de continuidade no fornecimento de itens já vendidos, o que não é visto com bons olhos pelo mercado.

Optar por este sistema também tem a desvantagem de haver falta de exclusividade no portfólio de produtos e de haver sempre a possibilidade iminente de surgirem concorrentes oferecendo as mesmas soluções.

 

Definindo o seu fornecedor

Para ter sucesso ao montar a loja de móveis de escritório rentável, você vai ter que cuidar – e muito – com a escolha do fornecedor dos móveis.

Este passo será o divisor de águas entre construir um negócio rentável ou arrumar sérios problemas para a sua vida.

Seja qual for o modelo de negócio que você escolher, na hora de se decidir pelo fabricante você precisa observar:

  • A tradição no mercado;
  • A qualidade e a versatilidade dos móveis;
  • As garantias oferecidas nos móveis;
  • Como é o cumprimento dos prazos de entrega;
  • A satisfação de outros revendedores desta marca;
  • A satisfação dos clientes que compram esses móveis.

Defina o modelo rentável de vendas para uma loja de móveis para escritório

Outro ponto estratégico é definir como serão as vendas.

Elas poderão ser apenas na loja física ou também de forma online.

Isso faz toda a diferença na definição do portfólio, uma vez que trabalhar apenas de forma local há uma necessidade de adequar as opções de acordo com o perfil econômico da cidade.

Se não há tantos clientes corporativos, pode ser mais indicado, por exemplo, investir em linhas para o home office.

Ajuda muito na sua escolha ter feito o completo mapeamento do mercado, da concorrência, das preferências dos consumidores, do potencial de vendas, da faixa de preço praticada, entre outros dados importantes.

 

Em qual espaço montar uma loja de móveis que seja rentável?

Um item de grande importância para o sucesso de seu negócio é a escolha do ponto comercial.

Um showroom bem estruturado, com ambientes produzidos para receber clientes, e um pequeno depósito para estoque podem ajudar muito nos resultados das vendas.

Uma área para montar uma loja de móveis para escritório parte de 100 m2, sendo ideal um espaço entre 150m² a 250m².

Quanto à localização, pense em um ponto de fácil estacionamento, no qual já acontece um fluxo grande de pessoas.

Se for possível oferecer vagas de estacionamento para os clientes, melhor ainda.

Observe as condições de segurança do local e se a edificação oferece a visibilidade que sua loja necessita. Neste sentido, pontos comerciais em esquinas podem ser melhores.

 

Escolha o melhor layout para disposição do showroom

Loja de móveis para escritório rentável

Um dos erros mais básicos que lojistas costumam cometer na pressa de abrir a loja é entulhar o showroom, sem nenhum critério.

Pode até parecer que basta dispor as peças pelo espaço e está tudo certo.

Mas há estudos que indicam os pontos de atenção das pessoas ao entrarem em uma loja e isso deve ser levado em conta.

O ideal é criar "um caminho obrigatório" dentro da loja.

Assim, o cliente naturalmente vai passando e vendo os móveis de acordo com a estratégia comercial que você está aplicando no momento.

Você pode privilegiar uma ou outra linha, peças em promoção, lançamentos etc.

Por isso, essa disposição dever ser frequentemente alterada, parecendo que a loja está sempre com novidades.

Não esqueça de aproveitar bem as paredes, que podem ser usadas para destacar cadeiras, por exemplo.

Faça uma decoração com cores que tenham a ver com a sua marca.

O uso de plantas ajuda a deixar o ambiente mais natural.

Atente-se também a detalhes como uma boa iluminação e pense no conforto e bem-estar de seus clientes e colaboradores.

Tenha muita atenção com a fachada

A fachada do seu ponto comercial deve ser pensada como um atrativo a mais, já que será por meio dela que os seus clientes identificarão de imediato que se trata de uma loja que vende móveis de escritório.

Cuide sempre para que as peças estejam bem visíveis, mas evite colocar muitas de uma só vez, pois isso causa poluição visual.

Aproveite os pontos de maior visibilidade para anunciar lançamentos e eventuais promoções.

Atenção total ao site

Não se esqueça que o site deve receber a mesma atenção que a loja.

Tem que ser visualmente limpo, para que prenda a atenção do visitante assim que entrar na página inicial.

Cuide para manter as fotos e informações sobre os móveis sempre atualizadas.

Verifique constantemente os números de acessos e as páginas mais acessadas.

Isso dá insights para definição de estratégias comerciais.

Fique de olho também nas facilidades de abrir e fechar os menus, cuidando sempre em manter uma boa velocidade de carregamento das páginas.

Inclusive, opte por um fornecedor que tenha um site com estas características e com grande volume de visitas, pois o fluxo no site do fornecedor  beneficia a rede de revendedores

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