Layout de loja de móveis de escritório: como ajustar para atrair clientes

layout de loja de móveis de escritório

Layout de loja de móveis de escritório: como ajustar para atrair clientes

Se você já comprou móveis, muito provavelmente parte da sua escolha teve a ver com o layout da loja.

A forma como as peças são dispostas e o caminho que você percorre dentro do estabelecimento não são definidos aleatoriamente, pelo menos não nas boas lojas do ramo.

Tudo o que está ali, cada peça, cada posição… tem um motivo.

Por isso, se você quer empreender nesta área, deve ficar de olho nos detalhes que podem fazer toda a diferença para alavancar as vendas.

É sobre este tema que vamos tratar neste artigo.

Acompanhe.

Porque estamos falando sobre layout de uma loja de móveis?

É importante destacar que, independentemente do tamanho da loja, o layout pode ser decisivo para o sucesso e a lucratividade do negócio.

A forma como seu cliente percebe e sente a loja impacta inconscientemente no seu desejo de compra.

Se você entrasse em ponto comercial com móveis amontoados, com pouca iluminação e com poluição visual, teria interesse e confiança de realizar uma compra?

A resposta com certeza seria não.

Daí a necessidade de usar o layout como um diferencial competitivo para evidenciar sua loja frente aos concorrentes e, consequentemente, torná-la mais atraente para seu cliente.

 

O que é layout de uma loja e qual a sua função?

Entre tantas definições disponíveis, podemos dizer que layout é a forma como se organizam os elementos visuais, sensoriais e operacionais nos espaços internos e externos de uma loja.

Quando falamos em  layout  de um ponto de venda, estamos nos referindo ao todo, que engloba:

  • espaço interno;
  • paredes;
  • iluminação;
  • móveis utilizados para atendimento ao cliente;
  • distribuição e localização dos espaços de atendimento;
  • disposição dos produtos que são comercializados;
  • elementos visuais; dentre outros.

Um layout planejado aumenta a possibilidade de os clientes localizarem de forma mais ágil o que procuram e, com isso, cresce a chance de finalização da compra.

Além disso, a distribuição planejada do espaço facilita o trabalho dos funcionários e favorece o aumento da produtividade.

 

Como definir o layout de uma loja de mobiliário corporativo para atrair mais clientes

O primeiro passo é pensar no layout da fachada, pois ela é um atrativo importante, já que é a primeira imagem que o cliente tem de sua empresa.

A fachada deve passar a identidade de sua marca, confiabilidade e ser convidativa.

Utilize as cores do seu logotipo e aproveite as tecnologias disponíveis, como plotagem, painéis eletrônicos, iluminação etc.

Uma vitrine iluminada com produtos expostos da maneira correta e atrativa leva o cliente para dentro de sua loja.

Evite poluição visual, com muitos elementos juntos.

Uma porta grande é essencial para permitir que o interior da loja seja visto facilmente pelo lado de fora.

É extremamente importante que a entrada da loja seja acessível a todos, incluindo cadeirantes, pessoas com deficiência visual e pessoas com alguma dificuldade de locomoção

Para isso, use rampas de acesso, evite degraus e capriche nos elementos de sinalização. .

Dentro da loja, crie “caminhos” quase que obrigatórios para o cliente percorrer.

 

Móveis e divisórias devem ser dispostos de maneira estratégica que induza a circulação dos clientes.

Disponha as peças de tal forma que o cliente naturalmente veja primeiro aquilo que você deseja, de acordo com suas estratégias comerciais.

Se é o momento de investir em cadeiras de qualidade por conta do home office, evidencie os modelos que você mais quer vender.

Se o seu perfil de cliente é mais corporativo, opte por destacar as peças destinadas a este público.

Se é época de promoções, coloque na vista do cliente os produtos com os descontos.

Da mesma forma, quando quiser promover lançamentos, arrume o layout para que os móveis em questão estejam em primeiro plano.

Aproveite também o layout para simular como seria a disposição dos móveis em um ambiente real, criando “espaços cênicos” muito parecidos com os verdadeiros em uma empresa, por exemplo.

Isso ajuda, e muito, o cliente a visualizar como os móveis ficariam dispostos no espaço que ele tem disponível no seu escritório, sem contar que dá a real noção da utilidade de cada peça.

Para dar mais destaque ao seu showroom, uma boa sugestão é juntar acessórios e objetos aos móveis de escritório que estão expostos para levar o cliente a enxergar o espaço já decorado.

 

Como distribuir os ambientes

Pensar no melhor layout significa pensar na localização estratégica dos setores, produtos e qualquer outro elemento de sua loja.

Em se tratando de uma loja de móveis de escritório, o cliente precisa ter uma boa vivência na compra e uma ótima interação com os produtos.

O ideal é que ele tenha a possibilidade de experimentar cadeiras, mesas e testar as funcionalidades e o conforto de cada móvel ou equipamento.

Para isso, ele deve conseguir se movimentar tranquilamente pelo ambiente.

Você precisa identificar os pontos frios e quentes (locais onde há menor ou maior possibilidade de mobilidade dos clientes) do seu ponto comercial.

A disposição dos setores e produtos da sua loja de móveis de escritório tem que ser pensada no mapeamento destes pontos.

A área de vendas deve ser posicionada em local que facilite o atendimento do cliente de forma ágil.

 

Conclusão

Como você pode notar, o layout de sua loja deve ser pensado para beneficiar o cliente e favorecer sua tomada de decisão.

São muitos os critérios e detalhes a serem pensados.

Por isso, é válido contratar profissionais capacitados para definir o melhor design para o seu ponto de venda.

É fundamental que o layout de sua loja seja revisado de tempos em tempos para transmitir dinamismo e remeter a novidades.

Conte com a Funcional ao planejar a sua loja e para oferecer os melhores produtos aos seus clientes.

Entre em contato conosco para conhecer nossa linha de produtos.

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