Voltar
Vantagens e desvantagens dos diferentes modelos de escritórios

abril 01, 2020

Vantagens e desvantagens dos diferentes modelos de escritórios

Quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes modelos de escritórios: home office, open office, coworking, estações de trabalho compartilhadas e salas privadas?

O termo home office nunca foi tanto usado desde que o mundo passou a viver a pandemia do corona vírus. Mas antes, novos padrões de trabalho surgiram, sendo difícil distinguir entre “travel-worker”, wherever-worker” ou “when-worker”. Trabalhar em casa ou onde estiver, compartilhar espaços, mobilidade.

No escritório tradicional, empresas estudam layouts, demandam infraestrutura para seus espaços e os padrões novos de trabalho coexistem com modelos tradicionais.

Trabalhar em qual dos diferentes modelos de escritórios ?

O estudo de qual dos diferentes modelos de escritório a escolher depende de decisões estratégicas.

Empresas têm particularidades, mercados próprios e demandas distintas: integração de equipes, necessidade de trabalhos remoto home office, foco em motivação ou inovação, salas para reuniões e receber clientes, colaboradores internos, profissionais terceirizados, ergonomia, entre outras.

Profissionais também: uns precisam trabalhar lado a lado, outros precisam de privacidade e de concentração, orçamento reduzido, ter seu escritório ou seu home office onde quer que esteja, entre outras.

O caminho ideal depende de cada situação.

Saiba as vantagens e desvantagens de 5 diferentes projetos de escritórios:

1 - Home Offices – Escritórios em casa

Home office organizado qual dos diferentes modelos de escritórios usar
Home Office
VANTAGENS DESVANTAGENS
Atende-se necessidade de isolamento em casos de surtos de doenças como o Corona Vírus e, se criada uma sala própria, há privacidade nas atividades.Interferência de assuntos domésticos
Não há necessidade de vestir traje de trabalho e possibilidade de horário flexível.

A flexibilidade de horário pode levar a falta de disciplina em criar uma rotina de trabalho adequada às demandas.

Sem perda de tempo e estresse com deslocamento ao trabalhoPassar imagem de empresa ou profissional sem solidez ou mal estruturado
Economia com infraestrutura como aluguel, condomínio, energia elétrica, água e limpeza.

O isolamento pode dificultar expansão de network e desenvolver ideias.

Proximidade com familiares e possibilidade de delegar tarefas. Perda da referência de a casa ser um local de descanso e aconchego, não separando demandas do trabalho de questões pessoais ou familiares.

HOME OFFICE

2 - Estações de trabalho compartilhadas

Estações de trabalho são as plataformas de trabalho (mesões) com postos para 2, 4, 6 ou 8 pessoas, podendo um mesmo posto ser utilizado por diferentes pessoas.

Home office Open Office coworking Diferentes modelos de escritórios

ESTAÇÕES DE TRABALHO COMPARTILHADAS

VANTAGENS DESVANTAGENS
Maior número de colaboradores por metro quadrado. Interferência nas conversas, em especial nos espaços sem adequação acústica: piso, forro ou paredes
Velocidade das respostas e integração das equipes pela proximidade física.Falta de privacidade que pode levar a perda de foco das atividades
Menor custo com aquisição de mobiliário e infraestrutura. Sem espaço adequado para receber visitantes ou interlocutores.
Controle das atividades e da produtividade dos colaboradores Falta de privacidade e dificuldade de concentração, principalmente com colaboradores com atividades mais analíticas ou que exijam foco e silêncio.
Facilidade de instalação de equipamentos Plataformas maiores de trabalho podem dificultar flexibilidade em alterações futuras de layout.

ESTAÇÕES DE TRABALHO COMPARTILHADAS

3 - Coworking – escritórios prontos locados e compartilhados

VANTAGENS DESVANTAGENS
Menor investimento inicial Pouca privacidade e ambiente movimentado que fazem perder o foco nas atividades
Disponibilidade imediata de instalação e uso. A recepção de clientes pode ser comprometida também pela falta de privacidade ou sigilo necessário.
Localização de acordo com sua necessidade, seja para contrato mensal ou para uso em viagens. Passar uma imagem de empresa ou profissional sem solidez ou mal estruturado
Possibilidade de criar contatos e de expandir seu network Não ter controle sobre comportamento de outros usuários: voz alta, invasão de espaço, etc
Disciplinar seu trabalho com horário e prazos mais produtivos, quando comparado por exemplo com um Home Office. Ausência de um espaço para manter objetos pessoais e materiais de trabalho.

COWORKING

4 - Open Office – Ambientes amplos de trabalho sem paredes separando setores ou postos de trabalho

VANTAGENSDESVANTAGENS
Maior número de colaboradores por metro quadrado.Interferência nas conversas ou ligações telefônicas, em especial nos espaços sem adequação acústica: piso ou forro.
Integração das equipes.

Dificuldade de concentração, principalmente com colaboradores com atividades mais analíticas ou que exijam foco e silêncio.

Redução de custos com infraestrutura, tais como: ar condicionado, iluminação. Sem salas específicas para reuniões, conversas de grupos de pessoas podem ser prejudicadas.
Controle das atividades e da produtividade dos colaboradores

Constante intervenção de colaboradores de diferentes setores.

Sem paredes, há maior facilidade de futuras alterações de layouts ou reestruturações.Plataformas maiores de trabalho podem dificultar flexibilidade em alterações futuras de layout.

OPEN OFFICES

5 - Salas privadas – sala individual com separação com paredes ou divisórias piso-teto
inline_22_https://funcional.com.br/wp-content/uploads/2020/04/bonecos.webp

VANTAGENS DESVANTAGENS
Possibilidade de concentração na execução de suas atividades.

Maior investimento em infraestrutura.

Dependendo do nível hierárquico, a empresa e o profissional transmitem uma imagem condizente com o cargo.

Menor aproveitamento do espaço predial.
Menor número de interrupções no trabalho. Aumento em despesas fixas como energia elétrica para climatização e iluminação de ambientes, decoração, rede de dados.
Organização de seus materiais e posto de trabalho, ajuste de climatização e iluminação, decoração, conforme preferência pessoal Menor integração pessoal com demais colaboradores.

Privacidade no atendimento a clientes internos e externos.

Menor integração com as atividades laborais das equipes.
SALAS PRIVADAS

Que escolha você faz dentre os diferentes modelos de escritórios?

Como ajuda para você escolher qual dos diferentes modelos de escritórios atende sua necessidade - home office, open office, coworking, ..., clique aqui e conheça as linhas completas de cadeiras e móveis para escritório da Funcional Móveis.

O mobiliário ideal para seu ambiente de trabalho!