maio 06, 2021
Layout de loja de móveis de escritório: como ajustar para atrair clientes
Se você já comprou móveis, muito provavelmente parte da sua escolha teve a ver com o layout da loja.
A forma como as peças são dispostas e o caminho que você percorre dentro do estabelecimento não são definidos aleatoriamente, pelo menos não nas boas lojas do ramo.
Tudo o que está ali, cada peça, cada posição... tem um motivo.
Por isso, se você quer empreender nesta área, deve ficar de olho nos detalhes que podem fazer toda a diferença para alavancar as vendas.
É sobre este tema que vamos tratar neste artigo.
Acompanhe.
Porque estamos falando sobre layout de uma loja de móveis?
É importante destacar que, independentemente do tamanho da loja, o layout pode ser decisivo para o sucesso e a lucratividade do negócio.
A forma como seu cliente percebe e sente a loja impacta inconscientemente no seu desejo de compra.
Se você entrasse em ponto comercial com móveis amontoados, com pouca iluminação e com poluição visual, teria interesse e confiança de realizar uma compra?
A resposta com certeza seria não.
Daí a necessidade de usar o layout como um diferencial competitivo para evidenciar sua loja frente aos concorrentes e, consequentemente, torná-la mais atraente para seu cliente.
O que é layout de uma loja e qual a sua função?
Entre tantas definições disponíveis, podemos dizer que layout é a forma como se organizam os elementos visuais, sensoriais e operacionais nos espaços internos e externos de uma loja.
Quando falamos em layout de um ponto de venda, estamos nos referindo ao todo, que engloba:
- espaço interno;
- paredes;
- iluminação;
- móveis utilizados para atendimento ao cliente;
- distribuição e localização dos espaços de atendimento;
- disposição dos produtos comercializados;
- elementos visuais; dentre outros.
Um layout planejado aumenta a possibilidade de os clientes localizarem de forma mais ágil o que procuram e, com isso, cresce a chance de finalização da compra.
Além disso, a distribuição planejada do espaço facilita o trabalho dos funcionários e favorece o aumento da produtividade.
Como definir o layout de uma loja de móveis para escritório para atrair mais clientes
O primeiro passo é pensar no layout da fachada, pois ela é um atrativo importante, já que é a primeira imagem que o cliente tem de sua empresa.
A fachada deve passar a identidade de sua marca, confiabilidade e ser convidativa.
Utilize as cores do seu logotipo e aproveite as tecnologias disponíveis, como plotagem, painéis eletrônicos, iluminação etc.
Uma vitrine iluminada com produtos expostos da maneira correta e atrativa leva o cliente para dentro de sua loja.
Evite poluição visual, com muitos elementos juntos.
Uma porta grande é essencial para permitir que o interior da loja seja visto facilmente pelo lado de fora.
É extremamente importante que a entrada da loja seja acessível a todos, incluindo cadeirantes, pessoas com deficiência visual e pessoas com alguma dificuldade de locomoção
Para isso, use rampas de acesso, evite degraus e capriche nos elementos de sinalização.
Caminhos na loja
Dentro da loja, crie “caminhos” quase que obrigatórios para o cliente percorrer.
Móveis e divisórias devem ser dispostos de maneira estratégica que induza a circulação dos clientes.
Disponha as peças de tal forma que o cliente naturalmente veja primeiro aquilo que você deseja, de acordo com suas estratégias comerciais.
Se é o momento de investir em cadeiras de qualidade por conta do home office, evidencie os modelos que você mais quer vender.
Quando o seu perfil de cliente é mais corporativo, opte por destacar as peças destinadas a este público.
Se é época de promoções, coloque na vista do cliente os produtos com os descontos.
Da mesma forma, quando quiser promover lançamentos, arrume o layout para que os móveis em questão estejam em primeiro plano.
Aproveite também o layout para simular como seria a disposição dos móveis em um ambiente real, criando “espaços cênicos” muito parecidos com os verdadeiros em uma empresa, por exemplo.
Isso ajuda, e muito, o cliente a visualizar como os móveis ficariam dispostos no espaço que ele tem disponível no seu escritório, sem contar que dá a real noção da utilidade de cada peça.
Para dar mais destaque ao seu showroom, uma boa sugestão é juntar acessórios e objetos aos móveis de escritório que estão expostos para levar o cliente a enxergar o espaço já decorado.
Como distribuir os ambientes
Pensar no melhor layout significa pensar na localização estratégica dos setores, produtos e qualquer outro elemento de sua loja.
Em se tratando de uma loja de móveis de escritório, o cliente precisa ter uma boa vivência na compra e uma ótima interação com os produtos.
O ideal é que ele tenha a possibilidade de experimentar cadeiras, mesas e testar as funcionalidades e o conforto de cada móvel ou equipamento.
Para isso, ele deve conseguir se movimentar tranquilamente pelo ambiente.
Você precisa identificar os pontos frios e quentes (locais onde há menor ou maior possibilidade de mobilidade dos clientes) do seu ponto comercial.
A disposição dos setores e produtos da sua loja de móveis de escritório tem que ser pensada no mapeamento destes pontos.
Posicione a área de vendas em local que facilite o atendimento do cliente de forma ágil.
Conclusão
Como você pode notar, o layout de sua loja deve ser pensado para beneficiar o cliente e favorecer sua tomada de decisão.
São muitos os critérios e detalhes a serem pensados.
Por isso, é válido contratar profissionais capacitados para definir o melhor design para o seu ponto de venda.
É fundamental revisar o layout de sua loja de tempos em tempos para transmitir dinamismo e remeter a novidades.
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