NÃO LEVE DOENÇAS DO TRABALHO PARA CASA

NÃO LEVE DOENÇAS DO TRABALHO PARA CASA

O chefe te chama para uma conversa e te oferece a oportunidade de trabalhar de casa. Sem extravasar, internamente você celebra, dá três gritinhos e um “duplo twist carpado”, e começa a construir na sua mente um “sonho de imagem”: atender as demandas da empresa e entregar os trabalhos sentado no sofá de casa, com o computador no colo, uma xícara de chocolate quente apoiada na almofada ao lado e o gato aquecendo seus pés esticados sobre o pufe? Cuidado! Essa imagem que você criou é um grande sinal de alerta, pois trabalhar em casa pode se tornar um pesadelo se você não se planejar.

Conheça algumas de nossas dicas para você não sofrer mais em casa do que na empresa.

 

TIRE A SÍNDROME DA SEGUNDA-FEIRA DA SUA LEMBRANÇA

Crie novos hábitos para o domingo. Transforme-o em um dia de descanso, lazer e feche o domingo muito satisfeito. Isso lhe ajudará a perder o “medo” da segunda e não correr o rico de passar o dia esticado na cama.

Quando anoitecer, comece a diminuir o ritmo: Leia um livro ou ouça uma música. Escolha uma poltrona confortável e dedique um tempo a você.

Vá cedo para a cama antes mesmo do sono chegar. Seu corpo começará a relaxar, seus músculos já estarão em processo de descanso. Durma cedo e terá uma disposição de quem está indo para o primeiro dia de trabalho (mesmo para quem não tem que sair de casa).

FUJA DA PREGUIÇA

Acorde cedo como de costume, como quando tinha horário para entrar na empresa. Esse é um hábito fundamental para quem vai começar a trabalhar em casa.

Lave o rosto com água fria e tome um copo de água em jejum. Essas atitudes vão lhe revigorar.

Que tal um banho logo ao sair da cama? Isso vai lhe energizar e dar ânimo para o dia que vai começar. Arrume-se como se o seu chefe ou um cliente pudesse bater a sua porta a qualquer momento. Afinal, trabalhar de pijama e chinelo não vai lhe ajudar.

Se a ideia do banho logo cedo não lhe agrada, temos mais 2 sugestões para lhe convencer a tirar o pijama:

  • Programe-se para sair e comprar pães fresquinhos para o seu café da manhã. Isso pode se tornar um belo motivo para você tirar o pijama já no início do dia.
  • Considere aplicar no seu dia a dia outra antiga rotina de trabalho de quem não está em um home office: a de almoçar fora de casa. Isso lhe ajudará a cumprir a proposta de se arrumar para trabalhar, mesmo que esteja executando suas tarefas em casa.

E A L. E. R. (Lesão por Esforço Repetitivo), ela pode te encontrar em casa?

Claro! Ela vai te encontrar onde quer que você vá. Pois ela não está no ambiente corporativo, ela está nos cuidados com você.

Má postura e maus hábitos serão levados do trabalho para a casa se você não se prevenir, ou não fizer algo de diferente para mudar isso.

Pausas durante o trabalho e um pouco de alongamento ajudam a aliviar a tensão nos músculos e descansar. Que tal criar a rotina de pausar ao fim de um álbum musical? Crie uma playlist com tempo aproximado de 1 hora e quando ela recomeçar, levante, inspire, expire, se dobre, se estique, gire a cabeça, mexa os ombros, enfim… mude de posição. Só não vale entrar na internet para pesquisar “como se alongar no trabalho”, pois aí você permanecerá sentado. 😉

De qualquer forma passará mais tempo sentado do que em pé, afinal, você está trabalhando de casa, não ganhou folga para sair fazer compras, certo?

Então invista no mobiliário de seu home office. Procure por uma empresa que lhe oriente no momento da compra. Empresas como a Funcional Móveis estudam sua ergonomia no momento de oferecer um produto. É preciso que avaliem sua estatura, os móveis que você já possui caso deseje mantê-los na composição de seu home office, seu peso, seus hábitos e muitos outros detalhes, para que você trabalhe confortável e termine seu dia sem dores.

A ideia de investir em você nunca deve receber a conotação de que custa caro. O que custa caro é comprometer sua saúde e ter que investir em remédios.

CRIE UM AMBIENTE PRA VOCÊ

architecture, business, clean

Ter um cantinho para chamar de seu será fundamental. É preciso estabelecer limites, assim como no ambiente corporativo. Sabemos que será mais flexível, claro, mas não pode ser um espaço de todos, com entra e saí a qualquer hora, que pode lhe surpreender durante uma ligação com cliente, por exemplo, ou durante uma conferência.

Não é preciso ter um cômodo da casa só para você. Existem infinitas formas de delimitar espaço. Uma simples e linda divisão com vidro, por exemplo, pode reservar pra você um cantinho dentro de seu próprio quarto. Pode ser leve, elegante e vai resolver a questão do espaço.

Um ambiente isolado pelo vidro também vai diminuir os ruídos e evita aquela ligação com trilha musical do vizinho ou o barulho da máquina de lavar roupas ligadas.

CUIDE-SE

As vantagens, de fato, de trabalhar em casa podem não ser aquelas que você imaginou na hora da proposta do seu chefe. Podem não ser o chinelo de dedo, o chocolate quente e o gato lhe aquecendo os pés.

Mas, temos outras vantagens para lhe motivar.

Que tal essas?

Você poderá cuidar de você cuidando do ambiente. Um ambiente corporativo costuma ser pré-formatado com cores de mesa padrão, com cadeiras tradicionais, sem muita cor, etc.

No “seu cantinho” você poderá comprar uma ótima cadeira disponível no mercado e que mais se adapta a você. Sim, ela existe e com preço que caberá em seu bolso. Tenha fé! Invista em você! A mesa também pode ser adequada a você.

blur, bookcase, books

Tenha uma plantinha por perto. Cuide do ambiente. Aromas ajudam também. Se você for um pouco desligado para essas coisas, segue uma dica:

– Plantas: suculentas. Duram muito, mesmo se você se esquecer delas e são lindas.

– Aroma: já existem no mercado aromatizadores programáveis, que liberam o aroma conforme sua pré-programação.

Fácil, né?

ANIMAIS DOMÉSTICOS

animal, canine, casual

Aproveite, mas não abuse. Lembre-se: gestão do tempo é essencial para quem opta pelo trabalho realizado no ambiente doméstico, o tão falado home office.

Então, se você tem um animalzinho em casa, aproveite para levá-lo para dar uma volta nos intervalos após muitas horas sentado. Isso pode funcionar como uma motivação para você se movimentar um pouco durante o dia.

Tenha cuidado com a gestão do tempo. Seu pet não pode se tornar uma desculpa para você se perder com as entregas e atrasar seu trabalho. Rotina e disciplina são essenciais para quem não tem um chefe colado em você.

Se você quiser mais dicas, nossa equipe pode lhe ajudar. Visite um de nossos showrooms e conheça nossas opções de móveis para você e seu home office.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.