Status do executivo no trabalho

Status do executivo no trabalho

Dirigir um Jaguar, uma Mercedez ou qualquer outro carro de luxo é inquestionavelmente um símbolo de status. Roupas, moradia, lazer, viagens e gastronomia são meios de manifestar bom gosto, sofisticação e, claro, status.

Jogar golfe, por exemplo, é mais que um esporte, é onde se pode criar e fortalecer grandes amizades e até mesmo relações profissionais. O executivo que busca crescimento pode viver bem, se divertir e ao mesmo tempo trazer benefícios ao exercício de sua profissão.

A maioria dos executivos está numa importante parte do seu tempo trabalhando em seu escritório: recebendo clientes, fornecedores, amigos ou colegas de trabalho. Mas, o profissional que preza por sua imagem muitas vezes esquece-se da imagem do seu local de trabalho. O quarto de um adolescente é sempre uma confusão, mas para quem vive no quarto não tem nada de errado com ele.

O hábito de acostumarmo-nos com o que está ao nosso redor pode levar-nos a uma comodidade que pode beirar o desleixo. O escritório do executivo reflete o seu estilo de vida. A imagem passada deve ser a imagem que se quer e se deve passar.

O que fazer? Carro bacana, roupa impecável, férias perfeitas, nível cultural para alimentar qualquer conversa, mas um ambiente de trabalho que se parece com uma delegacia de cidade do interior, ou ainda que causa vergonha ao filho adolescente?

Existem profissionais especializados para isso: os arquitetos e designers de interiores. Grandes ou pequenos projetos podem trazer ótimos resultados com custo bem razoável. É bem comum aceitarmos o investimento de tempo e dinheiro para refazermos um trabalho mal feito, mas é bem mais econômico fazê-lo bem feito uma só vez. Os resultados da tentativa e erro são mais caros e demorados e acabam por justificar a contratação de profissionais e empresas especializadas, que além de formação e bagagem, contam com uma rede de fornecedores de confiança.

O mobiliário tem um peso enorme em um projeto do ambiente de trabalho. Mas, em alguns casos o investimento em móveis é adiado. É comum o móvel perder para o carro, onde se fica relativamente muito pouco tempo e perde também por um vilão paradoxal: o telefone celular. Troca-se de celular com uma facilidade enorme, mas a troca da velha poltrona rasgada que dá dor nas costas é adiada ao máximo. É fundamental priorizar os investimentos pelos seus graus de importância, para não comprometer a saúde. Muitos, executivos ou não, passam anos perdendo saúde para ganhar dinheiro e depois gastam muito dinheiro para tentar recuperar sua saúde.

Por outro lado, o investimento no local de trabalho é feito também para aquele executivo ou o empresário do Jaguar que quer projeção social, ou que simplesmente dá valor ao design e a qualidade do que possui. Bom gosto também dá destaque no convívio social e leva a uma boa primeira, segunda e demais impressões.

O status e a imagem que o executivo precisa passar pode ser requisito para seu sucesso, e o seu local de trabalho lhe traz projeção profissional aos grandes clientes, grandes contratos e grandes resultados. Investir em marketing pessoal tem se mostrado um grande aliado para se atingir metas importantes e desafiadoras e o status pode ser mais uma ferramenta que complementa todo o conjunto de conhecimento do executivo para o seu sucesso profissional e empresarial.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.