02 Dec Veja como escolher móveis para sala de espera e de recepção
Um dos primeiros pontos de contato do cliente com a empresa, a sala de espera e de recepção deve receber muita atenção na hora de ser mobiliada. Móveis confortáveis, adequados ao tamanho do espaço e harmônicos com o restante do mobiliário contribuem para o bom atendimento aos clientes e para a transmissão da imagem da empresa ao mercado. Veja abaixo algumas opções de móveis para sala de espera e de recepção e dicas para ajudar na escolha.
1 – Recepção
A entrada da empresa pode ficar mais organizada com um balcão de recepção, que ajuda no direcionamento das pessoas e transmite a imagem de atenção ao visitante. Ao mesmo tempo, o balcão dá mais conforto ao colaborador e cria a privacidade que a empresa precisa no atendimento geral.
2 – Funcionalidade
Analise a funcionalidade do espaço. Para áreas grandes e que recebem muita gente, como hospitais, as cadeiras em longarinas são mais indicadas. Elas podem ser de dois, três e quatro lugares, com braços e pés cromados opcionais, como os mais recentes lançamentos da Funcional.
3 – Conforto
É óbvio que ninguém gosta de ficar esperando, mas a espera pode ser tornar mais agradável se as cadeiras, poltronas e sofás forem confortáveis. Atente-se para a ergonomia dos assentos e encostos.
4 – Durabilidade
Os móveis para sala de espera e recepção vão ter alta rotatividade de usuários dos mais diferentes perfis de altura e peso. Então, para evitar gastos com manutenção e troca do mobiliário constantes, invista em peças de reconhecida qualidade em termos de estrutura e acabamento. Aposte em encostos e assentos com espumas de alta resiliência.
5 – Estilo
A recepção de um escritório de advocacia deve ser diferente da de uma agência de publicidade. Invista em mobiliário e decoração que transmitam a essência do seu negócio, seja ele mais formal ou mais descolado.
6 – Acessórios
Não se esqueça de aparadores, revisteiros e mesas de centro ou de canto. Eles ajudam a organizar os objetos de decoração, livros e revistas para entreter os clientes.
7 – Manutenção
Opte por móveis que sejam fáceis de limpar e de higienizar. Nada mais desagradável que peças sujas, manchadas ou riscadas. Revestimentos em Courvin evitam manchas e são de fácil limpeza.
MAIS DICAS IMPORTANTES
Fora a preocupação com o mobiliário, a sala de espera e de recepção precisa também destes cuidados:
- Logomarca
Aproveite para colocar de forma visível a logomarca de sua empresa e até o endereço do site. Ajuda a fixar sua identidade visual.
- Decoração
Decore o espaço com cores que tenham a ver com o seu negócio. Capriche na pintura, iluminação, objetos decorativos, quadros e plantas para deixar o ambiente agradável e moderno.
- Banheiros
Importantíssimo ter banheiros (de preferência masculino e feminino separados) em ótimas condições de limpeza.
- Locomoção
Se a sala de espera e de recepção é muito pequena, tenha atenção redobrada com a locomoção das pessoas. Nestes casos, elimine mesas de centro, vasos, tapetes ou qualquer outro item que possa dificultar o ir e vir dos visitantes.
- Ventilação
Não é nada agradável e nem saudável ter várias pessoas respirando no mesmo ambiente. Por isso, cuide para que o sistema de ventilação natural ou condicionado esteja funcionando perfeitamente.
- Material para leitura
Se vai disponibilizar revistas, que sejam variadas e, óbvio, atuais. Nada mais desagradável que só encontrar revistas de fofoca e de dois anos atrás.
- Som ambiente
A música também pode ter a ver com o estilo do seu negócio. Se é uma clínica para idosos, talvez não combine um heavy metal, assim como em um escritório de design talvez não seja apropriado colocar um sertanejo. Em qualquer situação, o volume deve ser baixo.
- Comida e bebida
Fica a critério de cada empresa oferecer alguns quitutes, chá e café, mas água é indispensável.
- Conectividade
Com a correria atual, muita gente não quer perder nenhuma oportunidade de utilizar equipamentos eletrônicos para trabalho ou lazer. Ofereça acesso gratuito à internet e tomadas.
- Colaboradores preparados
É comum as pessoas se exaltarem com atrasos dos profissionais que vão recebê-las e tomarem satisfação com secretárias, recepcionistas e atendentes em geral. Prepare seu pessoal para ser educado e paciente, evitando confusões.
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