Voltar
Como definir os móveis essenciais para o escritório

maio 13, 2025

Como definir os móveis essenciais para o escritório

Em empresas novas ou consolidadas, saber escolher os móveis essenciais para o escritório evita custos extras e mantém o ambiente organizado e produtivo.

Em meio a tanta variedade, o responsável por mobiliar o ambiente de trabalho pode facilmente se perder em relação a quais são os móveis essenciais para o escritório.

Principalmente para quem vai iniciar agora o seu negócio, decidir pelas peças ideais de acordo com o tamanho e estilo da empresa requer atender a critérios que garantam bem-estar e produtividade .

Neste artigo, vamos abordar os móveis de escritório essenciais citando características, funcionalidade, durabilidade e conforto.

Acompanhe.

 

O que considerar antes de escolher os móveis essenciais para o escritório

Antes de adquirir os móveis é preciso avaliar alguns pontos:

  • Tamanho e tipo de empresa

 O porte e o segmento da empresa determinam a dimensão dos móveis e o estilo mais apropriado.

 É importante alinhar as escolhas ao perfil de atuação para extrair o máximo de resultado e funcionalidade de cada peça.

 Faz diferença na escolha, por exemplo, se a empresa precisa de equipes integradas, se lida com muitos documentos físicos, se faz muitas reuniões, se os colaboradores precisam acessar muitos materiais em suas atividades, se precisam usar o tempo todo equipamentos eletrônicos, entre outros fatores.

 Da mesma forma, planejar a disposição do mobiliário no espaço disponível vai garantir a compra adequada em relação à quantidade e tamanho dos móveis.

 É um cuidado essencial para que os colaboradores não fiquem espremidos, o que pode comprometer a produtividade, e também para que haja espaço adequado para circulação.

 

  • Número de funcionários e rotatividade presencial

 Avaliar quantos colaboradores utilizam o escritório diariamente evita tanto a falta quanto o excesso de móveis.

 Além disso, se há muito revezamento nos postos de trabalho por conta de regime híbrido, há que se considerar os biotipos diferentes.

 Esse cuidado é essencial principalmente em relação às cadeiras, que precisam ter várias opções de ajustes.

 

  •  Foco na ergonomia

 Qualquer aquisição de mobiliário corporativo deve ser feita obedecendo aos critérios de ergonomia, que impactam diretamente no bem-estar e saúde dos colaboradores.

 Mesas muito pequenas e cadeiras sem possibilidade de ajustes adequados são exemplos de móveis que vão comprometer a postura correta do colaborador no posto de trabalho.

 Os reflexos disso, em geral, serão dores no pescoço, ombros, cotovelos e coluna, que prejudicam a execução de suas funções na plenitude.

 Sempre questione o vendedor se os móveis que pretende comprar estão compatíveis com as necessidades ergonômica das atividades exercidas por seus funcionários.

 

- Previsibilidade de expansão

 Se há previsão de expansão da empresa em curto ou médio prazo, isso deve ser levado em conta na escolha dos móveis.

 Afinal, crescendo, a empresa precisará de mais colaboradores e mais móveis.

 Com essa informação em mãos, a compra inicial já pode incluir de imediato algumas peças sobressalentes ou o investimento em linhas modulares, que já ficam “prontas” para o acréscimo futuro de novos itens.

  

Mesa de trabalho é um dos móveis essenciais para o escritório.

Os móveis essenciais para o escritório e suas características

Para facilitar o entendimento, vamos nos ater aqui ao que seriam os móveis essenciais para o escritório considerando em torno de dez funcionários.

Lembrando que a quantidade e o estilo dos móveis podem variar muito de acordo com o perfil de cada empresa, como abordamos no início desse artigo.

 

- Mesas de trabalho

As mesas são o centro do ambiente operacional.

Para otimização de espaços e integração entre os colaboradores, pode se optar por plataformas de trabalho, como as da linha Level.

Elas são muito funcionais, ergonômicas e preparadas para atender as necessidades de fios e cabos para uso de equipamentos eletrônicos.

Além disso, são ideais para os regimes de trabalho híbrido, pois uma plataforma para oito lugares pode muito bem atender, com o revezamento, até 16 colaboradores.

Salas de diretoria e gerência vão precisar de mesas individuais, como as das linhas Harvard e Versatile.

A escolha vai passar pelo nível de sofisticação que se busca, pois ambas são extremamente funcionais, ergonômicas e de alta qualidade.

 

- Mesa de reunião

Se a empresa tem a necessidade de fazer reuniões mais formais e com várias pessoas ao mesmo tempo, também haverá a necessidade de uma mesa de reunião, podendo variar entre os formatos e a capacidade de pessoas.

Redondas, retangulares e semiovais estão entre os formatos mais comuns.

A capacidade de pessoas pode variar de quatro a 12 lugares.

Os tampos, com diversas opções de acabamento, podem ser em madeira e em madeira com detalhe em vidro. A estrutura pode ser em madeira ou em metal.

Há opções com caixas com tomadas elétricas e dutos para passagem de cabos, facilitando o uso de equipamentos eletrônicos.

 

Cadeira de qualidade, ergonômica e confortável é um item obrigatório em qualquer empresa.

- Cadeiras

As cadeiras merecem atenção especial em qualquer lista de móveis essenciais para o escritório.

Vale investir em modelos ergonômicos de alta qualidade, que ofereçam regulagens para diferentes biotipos e estejam de acordo com as normas técnicas de segurança e conforto.

Lembre-se:

  • Funcionário desconfortável tende a ser menos produtivo.
  • O bem-estar é decisivo para a permanência do colaborador.
  • Cadeira é item de maior contato diário: não vale economizar demais.

Um kit básico para um escritório com dez pessoas incluiria algumas unidades de cadeira auxiliar, gerente, diretor e, se for o caso, presidente.

 

- Armários, Lockers e Estantes

Mesmo com o avanço de documentos digitais, ainda é grande a quantidade de papéis que precisam ser acessados durante as atividades dos colaboradores ou que precisam ser arquivados.

Também é preciso levar em conta a necessidade de locais para o armazenamento adequado de materiais de escritório e de pertences pessoais, além de artigos de limpeza.

Por conta disso, é indispensável ter na empresa armários, estantes e lockers.

Com uma variedade enorme de modelos e tamanhos, o gestor pode escolher entre armários altos ou baixos, com ou sem gavetas, com ou sem portas, com ou sem fechaduras e em diversos acabamentos.

 

- Balcão para recepção

Dependendo do espaço físico e do perfil do escritório, talvez nem seja necessário ou viável ter um balcão de recepção.

No entanto, quando possível, o balcão para recepção se torna um móvel estratégico, sendo o cartão de visitas da empresa.

Um balcão com boa apresentação transmite profissionalismo e estilo logo na entrada.

Opte por modelos que podem conter divisórias incorporadas, promovendo organização e privacidade para o atendimento.

 

Principais erros a se evitar na compra dos móveis essenciais para o escritório

Na ânsia por mobiliar logo a empresa, o gestor pode cometer erros que custarão caro.

Este é um momento de muita avaliação e de busca de informações sobre as empresas que oferecem mobiliário corporativo e sobre os móveis em si.

Portanto, tenha em mãos esta lista de erros que não se pode cometer:

 

A qualidade e a funcionalidade dos móveis devem sempre ser prioridade na hora de mobiliar a empresa.
  •  Focar apenas no menor custo

Não há muito mistério nisso.

Móvel com preço abaixo da média de mercado em relação a produtos similares quase sempre traz consigo um padrão inferior.

São geralmente mesas, cadeiras, armários, entre outros, produzidos sem a qualidade necessária nas estruturas, fixações, revestimentos, mecanismos de ajustes, rodízios, entre outros componentes.

Resultado?

Em pouco tempo você verá que a economia não valeu a pena por conta das reposições que terão que ser feitas.

Sem contar na possível perda de produtividade dos colaboradores por usarem móveis inadequados ergonomicamente.

Prefira comprar de marcas reconhecidas, como a Funcional Móveis, que tem fabricação própria, produtos testados e um rigoroso controle de qualidade, além de oferecer garantia e assistência técnica.

 

  • Investir em marcenaria sob medida

Acredite, móveis feitos em empresas de marcenaria merecem muito cuidado quando se fala em escolha de móveis essenciais para o escritório.

Ainda mais em empresas que estão começando, investir em peças sob medida pode gerar custos extras, itens desnecessários, engessamento de layout e pouca funcionalidade do ambiente de trabalho.

Sem contar que móveis sob medida levam mais tempo para serem projetados, produzidos e instalados, além de serem mais caros do que os móveis prontos.

 

  • Esquecer a harmonia do ambiente

Você investiu pesado para montar a empresa e tudo o que não precisa é que ela seja uma bagunça visual.

Os móveis são parte importante para se manter um ambiente visualmente harmônico.

Escolha os padrões e cores dos revestimentos pensando em toda a estética do espaço de trabalho, incluindo as cores nas paredes, paisagismo, iluminação etc.

 

  • Não contar com ajuda especializada

Se o seu orçamento permitir, será bem-vinda a assessoria de arquiteto ou designer de interior.

Estes profissionais poderão ajudar na escolha dos móveis e, principalmente, na harmonização deles no ambiente.

No entanto, as boas lojas do ramo, como a Funcional Móveis, contam com consultores capacitados para orientar quais moveis para escritório são essenciais na sua empresa.

Aproveite esta facilidade para tirar todas as dúvidas e ficar seguro de que está levando as melhores soluções dentro de suas necessidades.

A orientação profissional vai evitar erros comuns de gestores, como o de investir alto em um móvel específico e comprometer o orçamento para o restante das peças.

Ou de aplicar uma exagerada quantia financeira em um espaço de menor uso, como a copa, e ter que economizar depois nas cadeiras dos colaboradores.

 

Conclusão

No início da empresa ou já durante o seus bons anos de vida, é necessário escolha criteriosa dos móveis essenciais para o escritório.

Priorize mesas de trabalho adequadas, cadeiras ergonômicas, boa estrutura para reunião, áreas de recepção atrativas e espaços organizados com armários e lockers.

Planeje pensando no presente e futuro da empresa e garanta, acima de tudo, a funcionalidade e o bem-estar da equipe.

Estes são os pilares de um ambiente produtivo e acolhedor.

Para saber mais sobre móveis essenciais para o escritório ou sobre qualquer tipo de mobiliário corporativo, fale pelo WhatsApp com nossos consultores. 

É só tocar neste link aqui.

Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Olá, acessei o site da Funcional e gostaria de mais informações.