julho 03, 2019
7 Erros Que Você Pode Evitar no Layout de seu Escritório
Um bom planejamento é a base para espaços de trabalho adequados às pessoas, por isso leia abaixo 7 erros comuns vistos que você pode evitar no layout do seu escritório.
Novidade para você ou já viu isso?
1. Corredores Apertados
O primeiro dos erros no layout de um escritório é ter pessoas se esbarrando nas áreas de circulação, em mesas e entre si prejudica os trabalhos e gera insatisfação.
De forma resumida, a circulação para acesso de uma pessoa ao seu posto de trabalho precisa de um vão de pelo menos 60 cm e áreas de acesso para mais pessoas, em corredores e entre os móveis, de larguras a partir de 120 cm.
Um projeto ideal prevê áreas de circulação de acordo com as normas vigentes, adequando passagens ao fluxo de pessoas.
2. Móveis Quebrados
Ambiente de trabalho não é local de coisa quebrada. Para evitar móveis defeituosos logo nas primeiras semanas de uso, decida pela melhor compra.
Avalie tempo de mercado de quem vende os produtos, estrutura do fabricante e se são especializados em móveis corporativos.
A disputa por vendas faz com que alguns fornecedores reduzam seus custos em detrimento da qualidade.
Para atender durabilidade e ergonomia, empresas especializadas seguem normas rígidas do Ministério do Trabalho e da ABNT.
3. Cabos Mal Organizados
Gambiarra é uma palavra usada para descrever algo que foi feito sem profissionalismo, geralmente no improviso ou com medidas alternativas.
A palavra serve bem aos ambientes sem solução de gerenciamento de cabos e equipamentos, onde o improviso fica por conta das pessoas que tentam usar móveis sem recursos.
Empresas especializadas em móveis de escritório possuem expertise para projetar e entregar soluções de mobiliário com passagem de cabos, separação de cabos de lógica e elétrica, tomadas instaladas, com fácil acesso na manutenção e no uso.
4. Colaborador Sem Mobilidade
Espaço apertado para o movimento de cadeiras, abaixo das mesas ou atrás delas, ocupado por gaveteiros, CPUs e outros agregados.
Uma regra básica é usar o espaço abaixo do tampo apenas em mesas com larguras superiores à 1,2 m. Este espaço não é perdido. Ele serve para a mobilidade das pernas.
Atrás da mesa de trabalho, o ideal é deixar uma distância de pelo menos 1,0 m.
Cuidado ao instalar impressoras ou outros equipamentos no lado do usuário e no lado do visitante.
5. Cadeiras Inadequadas
Improvisar ou pagar barato numa cadeira quase sempre significa abrir mão de quesitos que geram satisfação e ótimos resultados: conforto, ergonomia, durabilidade e design.
Faça contas, mas saiba que a relação custo-benefício dos móveis deve agradar a todos, principalmente aos colaboradores.
6. Reaproveitar Móveis
Muitos projetos têm seu resultado comprometido por móveis e cadeiras indevidamente reaproveitadas.
Reflexos negativos na comunicação visual da empresa, na adequação das pessoas ao espaço, na usabilidade e ergonomia podem ocorrer com essa economia pequena que pode interferir muito no resultado final.
Na aquisição ou renovação de um ambiente de trabalho a prática japonesa do 5S – descartar, organizar, limpar, padronizar e sustentar – é muito bem-vinda!
Como começar ? Siga os passos dos japoneses. Com um bom housekeeping*.
*Housekeeeping: ferramenta utilizada pelas empresas para garantir um ambiente mais agradável aos funcionários e que traga retorno com maior produtividade da empresa, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação de salas.
7. Último dos erros comuns no layout de escritório: Comunicação Não Integrada
Espaços sem estudo de layout ou de ambientação e móveis que não condizem com a imagem da empresa no mercado ou, ainda, como ela quer ser vista no mercado.
O projeto arquitetônico da empresa, mas também os móveis adquiridos devem refletir a alma e os valores da empresa e não, por exemplo, transparecer uma economia comprometedora de fim da obra.
Exemplo de layout com boa comunicação integrada
Valorize seu espaço e sua empresa!
Valorize seus colaboradores!
Entre em contato com a Funcional Móveis.
Conteúdos relacionados