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Armários para escritório: o que levar em conta na escolha?

fevereiro 10, 2022

Armários para escritório: o que levar em conta na escolha?

Altos, baixos, em madeira, em aço, vazados, fechados, largos, estreitos, com cores mais chamativas ou mais sóbrias. Não importam as características, armários para escritório são peças indispensáveis quando se pensa em um ambiente de trabalho funcional e organizado.

Sem contar que esta parte importante do mobiliário corporativo também está diretamente ligada à produtividade.

Mas você sabe o que precisa ser levado em conta na escolha dos armários para escritório?

É disso que tratamos neste artigo.

Continue a leitura.

Por que os armários para escritório são tão importantes?

Armários e estantes para escritório estilo industrial para ambientes modernos
Linha SoHo Funcional

Antes de detalhar os critérios para se fazer uma boa escolha dos armários de escritório, é preciso deixar claro a importância deles no ambiente de trabalho.

Só para sintonizar, não é raro ver nas empresas armários totalmente relegados a função de depósitos de entulhos.

Nesses casos, servem apenas para se colocar papéis, objetos e qualquer tipo de coisa descartável, que pouco ou nunca são necessários no dia a dia.

É comum se ver armários grandes e feios, que ficam num canto das salas ocupando espaço, juntando poeira e bagunçando o ambiente.

Se na sua empresa há armários assim, esse artigo é ainda mais essencial para você.

Ao contrário do que foi descrito acima, armários para escritório devem ter a mesma importância dada às mesas e cadeiras, pois também são responsáveis por ajudar a criar uma rotina mais produtiva.

Afinal, você precisa encontrar facilmente papéis, documentos, objetos e materiais de trabalho importantes. Quem nunca se viu perdendo tempo precioso tentando achar algo em armários?

Não é nada agradável, por exemplo, perder tempo em uma tomada de decisão simplesmente porque você não encontrou rapidamente no armário um documento importante para essa decisão.

E um armário de escritório bem dimensionado e funcional é, sem dúvida, um aliado na organização de tudo o que o colaborador precisa para executar sua atividade no dia a dia com mais assertividade.

Além disso, armários modernos e com forte apelo em design impactam na decoração. A mistura de aço e madeira e o estilo industrial, por exemplo, valorizam qualquer ambiente.

Como acertar na escolha dos armários para escritório

Armários e estantes para escritórios e home office
Linha SoHo Funcional

Como em todas as peças necessárias para se ter um ambiente de trabalho funcional, a escolha dos armários deve passar pela análise de cinco critérios:

1 – Qual a sua finalidade

A princípio esse tópico parece óbvio, pois armários servem para se guardar coisas, certo?

No entanto, sem definir exatamente o que será guardado no dia a dia, pode-se comprar um armário de escritório inadequado em relação à altura, largura, quantidade de compartimentos, número de gavetas e capacidade de armazenamento.

Além disso, é imprescindível analisar previamente se há confidencialidade em relação ao material guardado para, no caso, optar-se por modelos com maior nível de segurança.

Outro cuidado é quanto ao número de pessoas que usarão o móvel. Não há necessidade de um armário grande e cheio de compartimentos se apenas uma ou duas pessoas irão usá-lo.

Da mesma forma, se dez ou mais pessoas precisam do móvel e vão até ele várias vezes ao dia para pegar documentos, é imprescindível que seja maior e mais preparado para o abre e fecha constante de portas e gavetas.

E se na finalidade entra o critério decoração, o ideal é escolher modelos, como os da Linha Harvard, da Funcional Móveis, com prateleiras de até 2,7 metros de largura, que facilitam a exposição de objetos decorativos, pessoais, troféus etc.

2 – Onde o armário será posicionado

Outro tópico que costuma ser negligenciado por quem escolhe os armários é qual o espaço disponível para eles no escritório.

Isso influencia se o ambiente vai ficar harmônico, com mesas, cadeiras, gaveteiros e armários alinhados esteticamente ou se o armário vai roubar a cena por seu tamanho inadequado.

Com o estudo prévio do ambiente, o móvel pode ser mais vertical do que horizontal – ou vice-versa – e ao mesmo tempo ter o tamanho ideal para se guardar objetos e documentos.

Também é necessário definir que ele fique posicionado para atender facilmente  a todos que precisam usá-lo com mais frequência.

Outro ponto é prever os espaços de circulação das pessoas para que a abertura das portas não atrapalhe. Se o espaço for apertado, opte por soluções com portas de correr, ou estantes sem portas.

3 – Qual é o estilo do ambiente

Armário estante para escritório imponentes e de alto padrão
Linha Harvard Funcional

Principalmente quando há reposição ou acréscimo de móveis no ambiente de trabalho, é comum o responsável pela compra do armário não se atentar ao estilo já adotado na empresa.

Design, cores e material em que o armário é produzido são itens a serem observados. Se impera no escritório móveis de cores sóbrias, com design leve, não vai ficar bem, por exemplo, um armário todo colorido e "pesado visualmente".

Evite ao máximo misturar armários de diferentes fornecedores, pois os padrões construtivos, puxadores, cores e dimensões se diferem muito.

Fora o desconforto visual, a mistura de estilos reflete descuido da empresa com sua imagem.

4 – Versatilidade

O armário pode ser uma peça "coringa" na empresa se ele for de uma linha de móveis que preza pela versatilidade.

Nesse sentido, opte por peças modulares, que podem facilmente ser juntadas ou separadas para tornar o armário maior ou menor, de acordo com a necessidade.

Essa versatilidade é fundamental para empresas dinâmicas, que costumam mudar o layout de seus escritórios para deixar o ambiente sempre atual.

Até por isso, deve-se evitar armários embutidos, sob medida e projetos especiais de marcenaria, além de peças que não tenham dispositivos de montagem com buchas que permitam a fácil desmontagem e sem ter problemas com parafusos espanados, componentes com folgas e frestas na remontagem.

 5 – Qualidade

Também pode parecer óbvio, mas nem sempre os responsáveis pelas compras dão a devida atenção à qualidade dos armários para escritório.

Na escolha, avalie a estrutura, alinhamento das portas, dispositivo de montagem com buchas, dobradiças e qualidade do revestimento.

Para guardar objetos mais pesados, dê preferência a armários com prateleiras com espessura de 25 mm, que suportam maior capacidade de peso.

Certifique-se também de que o fabricante tem tradição no mercado. Fique de olho na garantia oferecida.

Vale reforçar para não decidir a compra meramente pelo preço mais baixo e evitar as aquisições pela internet, sem ter visto o móvel presencialmente.

Evite os erros mais comuns quando se fala em armários para escritório

Agora que você sabe o que avaliar na hora de escolher seu armário de escritório, é bom conhecer os erros mais comuns cometidos em relação ao uso.

- Evite arrastar os armários para lá e para cá, pois isso pode danificar a estrutura do móvel. Se tiver que movê-lo, o ideal é tirar os itens de dentro e erguê-lo.

- Na limpeza, não use produtos abrasivos. Utilize pano macio umedecido com detergente neutro, cuidando com excesso de umidade nas bordas dos componentes de madeira. Seque bem todas as peças em madeira após a limpeza. Nos revestimentos melamínicos (BP e laminados), o álcool é um produto indicado para limpeza.

- Cuidado ao colocar objetos demais sobre os armários, como livros, vasos, enfeites e equipamentos que, além de criarem poluição visual, podem danificar a superfície do móvel e comprometer a abertura das portas.

- Evite guardar alimentos nos armários do escritório. Eles podem exalar cheiro inapropriado para o ambiente de trabalho, além de atraírem insetos.

- Não se apoie nas portas quando abertas, o que pode danificar as dobradiças.

Conclusão

Os armários para escritório são muito mais do que mero guardadores de objetos.

Sabendo escolher adequadamente, eles são aliados na funcionalidade e elegância do ambiente, contribuindo até mesmo para a melhor produtividade dos colaboradores.

Sempre fique atento aos critérios de avaliação sugeridos neste artigo. Assim, aumentará muito as chances de fazer uma boa compra