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Cadeira de escritório fixa: evite esses 7 erros na compra

março 25, 2024

Cadeira de escritório fixa: evite esses 7 erros na compra

Sem os devidos cuidados, a compra da cadeira de escritório fixa pode gerar prejuízos futuros financeiros e de imagem para a empresa.

Comum em qualquer tamanho, estilo e segmento de empresas, a cadeira de escritório fixa costuma não receber a atenção que merece na hora da compra.

Geralmente mais simples na estética, ela entra com frequência no pacote de itens avaliados como “vai esse mesmo” por parte dos responsáveis por mobiliar o escritório.

Esse descuido pode levar a problemas que vão de desconforto e dores aos usuários a prejuízos monetários e de imagem para a empresa.

A boa notícia é que há um padrão tão claro de desatenção com este móvel que é possível mapear os 7 erros mais comuns que devem ser evitados por quem o adquire.

Neste artigo, vamos detalhar esses erros ao mesmo tempo em que damos orientações eficazes para ajudar você a fazer a escolha correta e inteligente na sua próxima aquisição de cadeira de escritório fixa.

 

Características da cadeira de escritório fixa

Muitas pessoas são desatentas com a compra da cadeira fixa de escritório por não levarem em conta – ou até desconhecerem – as características primordiais deste modelo.

Sem conhecer ao menos o básico dessas especificidades, perde-se um pouco a noção de como, onde e por quem o móvel deverá ser utilizado.

As principais características desta opção de cadeira incluem:

  •  Base fixa: Não possui rodízios, sendo ideal para uso em ambientes onde não é necessário movimentar a cadeira frequentemente.
  •  Estrutura estável: Construída para oferecer suporte e estabilidade durante longos períodos de uso.
  •  Mobilidade limitada: justamente pela falta de rodinhas, são mais difíceis de movimentar de um lado para outro.
  •  Ajustes limitados: Geralmente, as cadeiras fixas têm ajustes mínimos em comparação com cadeiras giratórias, como ajuste de altura do assento. Elas podem ser com ou sem braços.

Vale ressaltar que as características citadas acima são comuns a cadeiras de boa a ótima qualidade.

Modelos inferiores, comumente comercializados por estabelecimentos não especializados em mobiliário corporativo, podem não oferecer, por exemplo, resistência e durabilidade.

 

Em que situações são indicadas

A cadeira de escritório fixa é indicada para situações em que não há a necessidade constante de mobilidade.

São os casos de salas de espera, salas de reunião e auditórios.

Também são usuais para acomodarem os interlocutores, pessoas que se sentam à frente da mesa de quem as recebem para atendimento.

Em alguns casos, podem ainda servir a estações de trabalhos em que os colaboradores não precisam ficar o tempo todo se movimentando.

 

7 erros a se evitar na compra de cadeira de escritório fixa

Cadeira de escritório fixa da Funcional, Linha Labore: estofada, modelo básico e bem resistente, com opção de braços, 

Agora avalie se você ou os responsáveis pela aquisição de cadeiras na sua empresa cometem esses erros.

Ter noção disso é o primeiro passo para não errar mais.

Acompanhe:

1 – Não avaliar corretamente a importância deste modelo

Imagine a cena: você ali todo pomposo em sua cadeira presidente confortável recebendo a visita de um importante cliente, que está acomodado em uma cadeira fixa simples, na posição de interlocutor.

De repente, em uma das inúmeras movimentações do corpo tentando achar uma posição minimamente confortável naquela cadeira dura e estreita, o seu cliente vai ao chão, com as pernas para cima tentando se agarrar ao que sobrou da cadeira despedaçada.

 A cena, que pode ser engraçada em uma novela ou filme, é mais comum do que você imagina e pode ser trágica para sua empresa. Episódios assim, se expostos publicamente, podem causar sérios danos à imagem institucional.

Uma situação dessas acontece porque não foi dada a importância necessária à cadeira fixa.

Frequentemente, quem decide pela compra opta pelos modelos mais baratos possíveis sob o argumento de que a cadeira “vai ser usada rapidinho para atendimento”, “não precisa ser ergonômica”, “não há necessidade de se gastar muito com elas”, entre outras justificativas equivocadas.

O problema é que quase sempre custo baixo está atrelado à falta de qualidade, impactando na resistência e durabilidade, sem contar a falta de conforto mínimo.

Independentemente de quem vai usá-la, a cadeira de escritório fixa deve receber os mesmos cuidados de avaliação que qualquer outro mobiliário corporativo.

 

2 – Não prever a necessidade de movimentações da cadeira

Principalmente quando usadas em auditórios, eventos corporativos ou em empresas que sempre mudam o layout, as cadeiras de escritório fixa acabam sendo arrastadas, empilhadas e carregadas de um lado para outro.

Neste caso, é preciso ter isso em mente na escolha, evitando os modelos mais pesados.

Além disso, é importante que haja proteção plástica atrás do encosto para evitar o desgaste provocado pelo atrito entre uma e outra.

A proteção evita ainda o contato direto com paredes das salas e superfícies da carroceria de caminhões durante o transporte.

 

3 – Achar que acabamento cromado é tudo igual

 

Cadeira fixa Funcional, Linha Traço:  cromado de qualidade, encosto com capa plástica de proteção e ótimo apoio para as costas, assento super confortável, empilháveis e com opção de braços.

Que o acabamento cromado melhora o aspecto visual da cadeira, isso é inegável. Mas é por isso mesmo que o tema merece atenção.

Para dar essa “sofisticada” na cadeira fixa, muitos fabricantes – principalmente chineses - cromam a estrutura com materiais e processos de péssima qualidade.

Em uma primeira olhada, até parece estar perfeito, mas o tempo vai revelar a fragilidade, que se evidencia em forma de manchas, descascamento ou corrosão.

Às vezes, só de respingar produtos químicos usados na limpeza do chão já é motivo para danificar a cromagem.

Se a cadeira com cromado de baixa qualidade for utilizada em regiões litorâneas ou salinas, o desgaste é ainda mais rápido.

Uma sugestão para avaliar a qualidade do cromado é o preço da cadeira, geralmente cerca de 15% maior que uma versão não cromada.

Portanto, se o valor for próximo a de modelos semelhantes vendidos no local sem o cromado, pode desconfiar.

 

4 – Ignorar que a sapata de qualidade ruim pode acabar com o piso

Não raramente, o dono do escritório investe bons milhares de reais no piso e economiza comprando uma cadeira fixa de R$ 200 com componentes frágeis, entre eles as sapatas.

Se forem finas e sem resistência, as sapatas logo se desgastarão, perdendo a função de evitarem que os pés de metal da cadeira toquem diretamente o piso.

Além da espessura, é preciso ver se a sapata está fixada com plástico, pois, se a fixação for com parafuso, esse também vai tocar diretamente o piso quando a sapata se desgastar.

O resultado é previsível: riscos que vão danificar até mesmo os pisos mais resistentes.

 

5 – Não observar a identidade visual da empresa

Cadeira não serve apenas para sentar, ela também contribui – e muito – para o padrão visual do escritório.

Por isso, é importante avaliar a identidade do ambiente antes de ir às compras. O foco deve ser em o padrão existente de cores, revestimentos, estilo e design.

Em um escritório de advocacia, com tons mais sóbrios, não vão ficar adequadas cadeiras coloridas e design mais futurista, comuns em negócios mais descolados, como agências de marketing.

 Da mesma forma, também é preciso avaliar possíveis ampliações, já pensando em modelos que possam ser facilmente encontrados no mercado daqui a alguns anos.

O ideal é o comprador contar com a ajuda de um profissional de design de interior ou arquitetura. Se não for possível, escolher lojas que ofereçam ajuda nesse sentido.

 

6 - Ignorar o conforto e a ergonomia

Uma cadeira de escritório fixa costuma ter menos opções de ajustes do que as giratórias. No entanto, várias delas contam com mecanismos de ajustes que as mantêm em sintonia com as exigências de conforto e ergonomia.

Por isso, na hora de adquirir, amplie seu horizonte em relação ao que a cadeira pode proporcionar para manter seus colaboradores e visitantes anatomicamente acomodados.

Além de bem-estar, a ergonomia é peça-chave para a saúde e produtividade dos usuários.

A avaliação mais criteriosa e o investimento um pouco maior darão conta de se fazer a melhor aquisição ergonomicamente falando.

 

7 – Não avaliar os riscos de comprar pela internet

Adquirir produtos pela internet é uma facilidade já inserida na vida da maioria da população mundial e é um caminho sem volta. Mas, no caso de qualquer tipo de cadeira de escritório, a conversa muda.

As chances de optar pela cadeira correta em termos de conforto, ergonomia, funcionalidade e qualidade, aumentam exponencialmente se a escolha for feita de forma presencial em uma loja.

Há uma série de critérios a serem observados, como os já citados aqui em termos de qualidade, resistência, design e conforto, que só podem ser realmente avaliados presencialmente.

E mais do que ver todos esses atributos de perto, é preciso experimentá-los, testando a cadeira, sentando nela, mexendo, vendo a estrutura, acabamento, empurrando para lá e para cá etc.

E como fazer tudo isso se a compra é online?

Mesmo com a possibilidade de devolução, imagine o empenho e a dor de cabeça de devolver dez cadeiras, por exemplo.

E se você constata que são tão ruins que nem vale a pena tentar trocar por outros modelos? Calcule o aborrecimento e a perda de tempo para ter o dinheiro de volta e ter que procurar tudo de novo em outra loja.

Por isso, a não ser que você esteja absolutamente seguro de que a loja online é confiável e seus produtos são de qualidade, prefira comprar presencialmente.

 

Cuidados extras que vão garantir a melhor compra possível

 

Agora que você já conhece os 7 principais erros que precisa evitar ao comprar cadeira de escritório fixa, vamos deixar você ainda mais preparado com esses cuidados extras:

Tamanho do assento e encosto

O assento de uma cadeira dentro das normas varia de 40 cm a 50 cm de largura e de 38 cm a 45 cm de profundidade. 

Quando possível, opte pelos tamanhos maiores. Isso contribui para acomodar melhor os variados perfis físicos de usuários. 

Ainda mais se for escolher cadeira com braço, a largura maior do assento dará amplitude adequada para colocação dos braços, evitando que a pessoa fique “espremida” entre eles.

- Qualidade da espuma

As espumas do assento e do encosto interferem diretamente na sensação de conforto da cadeira. A melhor maneira de avaliar é sentar e testar, tanto o conforto da cadeira quanto a qualidade das espumas.

- Espaço disponível para as cadeiras

Como as cadeiras fixas geram maior dificuldade de movimentá-las, é ainda mais essencial avaliar bem o espaço disponível para elas. Assim, evita-se problemas de circulação e layout inadequado.

- Boa impressão

Lembre-se que a cadeira fixa pode ser o primeiro e único contato que o seu cliente ou visitante terá com o mobiliário da sua empresa. 

E não se engane, essa experiência, ainda que inconscientemente, vai contribuir para a formação da imagem que ele vai construir na mente dele sobre o seu negócio. 

 

Conclusão

 Ao compreender a relevância da cadeira de escritório fixa, o comprador estará mais ciente e preparado para fazer a melhor escolha, levando em conta critérios além do preço, como funcionalidade e ergonomia.

 O resultado será mais assertividade para que os modelos escolhidos ofereçam bem-estar e conforto aos usuários.

 Isso vai impactar a forma como eles veem a sua empresa, tanto quem trabalha nela, quanto quem a visita.

Se quiser mais informações sobre cadeiras e outros móveis para escritório, pode falar diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp.

 É só tocar neste link aqui: Falar Com a Funcional