Voltar
Mesa em L para escritório: porque ela é tão necessária

fevereiro 03, 2025

Mesa em L para escritório: porque ela é tão necessária

Entenda como a mesa em L para escritório se tornou um móvel versátil, que ajuda na produtividade e no bem-estar dos colaboradores.

No ambiente de trabalho moderno, onde o espaço e a funcionalidade se encontram em constante sintonia, a mesa em L para escritório é queridinha por sua versatilidade e eficiência.

Seu formato permite que o usuário seja produtivo e esteja alinhado com as exigências ergonômicas.

No entanto, este móvel tem características próprias que precisam ser bem avaliadas quando se pensa em uma compra assertiva para a empresa e para seus funcionários.

Acompanhe o artigo e fique bem informado sobre como fazer a melhor escolha de uma mesa em L.

 

Como surgiu o conceito de mesa em L para escritório

A indústria de mobiliário corporativo está em constante movimento para trazer ao mercado produtos que ajudem os usuários a serem mais produtivos, mas sem abrir mão do bem-estar.

Foi assim que "nasceram" as mesas em L para escritório.

A mesa de escritório é uma evolução da escrivaninha, que se popularizou durante o século XIX com o aumento do número de pessoas trabalhando em ambientes corporativos.

Em seu processo evolutivo, a mesa de escritório ganhou novas características com o crescimento do uso do computador pessoal, a partir de 1980.

Para aumentar o espaço de trabalho, as pessoas começaram a juntar duas mesas independentes, formando um L.

Os colaboradores preferiam posicionar o computador bem na junção das duas mesas, já que o ângulo formado pelos dois tampos facilitava apoiar os braços para a digitação.

O problema é que a improvisação de juntar duas mesas deixava os pés de uma delas bem na área central abaixo do tampo, atrapalhando a movimentação dos membros inferiores do usuário.

Assim surgiu a solução de se criar uma mesa em um único tampo ou com dois tampos configurando um L, mas com espaço adequado para o colaborador se posicionar e se movimentar.

 

Mesa em L para escritório da linha Versatile

Foco em ergonomia

Sem nada para atrapalhar as pernas dos usuários, a mesa em L já nasceu atendendo normas ergonômicas.

À medida que este móvel evoluía em design e funcionalidade, outras demandas de ergonomia foram sendo atendidas.

Exemplo dessa evolução é a mesa formato Ergo, da Funcional Móveis, que privilegia a mobilidade e o layout do espaço.

É ideal para pessoas que necessitam acessar várias partes do tampo para operar dispositivos eletrônicos, guardar objetos, desenhar, consultar documentos etc.

Isso é comum para gerentes, projetistas e outros cargos operacionais que precisam ter tudo à mão o tempo todo.

Com o seu vão livre sob o tampo, a mesa em L Ergo também facilita a movimentação do usuário em cadeiras giratórias e com rodízios.

Todo este espaço disponível é fruto de uma variedade de opções de tamanhos dos tampos.

Na Funcional, as mesas em L das linhas Versatile e Harvard têm tampos que vão de 1,35 a 2,10 metros de comprimento. A profundidade varia de 60 a 80 centímetros.

 

Mesa em L para escritório da linha Harvard

Organização, privacidade e espaço otimizado

As mesas em L para escritório da Funcional podem ter um painel abaixo do tampo com múltiplas funções.

A principal delas é a de privacidade, para casos, por exemplo, de mulheres que trabalham de saia.

Outra função é a de evitar que o usuário acabe "chutando" quem está em sua frente, quando as mesas são usadas para receber visitantes ou estão dispostas em forma de ilha.

O painel ajuda ainda a esconder a fiação, que também pode ficar embutida, sem aparecer, no pé da mesa.

Na linha Soho, a organização dos fios pode ser feita com um acréscimo de dez centímetros no tampo, em que pode ser colocada uma bandeja eletrificada com tomadas dentro.

Esta extensão também tem função estética, já que pode ser em uma cor diferente da cor do tampo.

Outra característica que destaca a mesa em L é que ela pode ser aliada na otimização dos espaços.

Seu formato permite que se encaixe perfeitamente em cantos, aproveitando áreas que poderiam ser subutilizadas.

 

Mesa em L para escritório da linha Soho

Cuidados para a compra correta da mesa em L para escritório

Podendo ser relativamente grande e dificultar improvisações quanto ao local em que vai ser posicionada, a mesa em L exige cuidados redobrados na compra, como estes:

-Meça bem o espaço disponível

Nunca confie no "olhômetro". Antes de ir à loja, meça bem o local destinado a acomodar a mesa.

É um cuidado básico, mas que pode evitar aborrecimentos, como o de receber o móvel na empresa e se dar conta de que não cabe onde imaginou que ficaria.

Outro problema que pode acontecer é de a mesa até caber no espaço destinado a ela, mas com um certo aperto suficiente para prejudicar a circulação das pessoas.

Quando se trata de uma sala ou área maior, que receberá várias mesas, o ideal é fornecer as medidas ou a planta do imóvel para que seja feito pela loja um estudo de layout.

- Avalie os pontos de tomadas

Importante se atentar para a localização das tomadas na sala onde se pretende posicionar as mesas.

Assim, fica mais fácil definir, antes da compra, de que lado a caixa de tomada deverá será instalada no tampo do móvel.

É um cuidado que vai facilitar a organização de cabos e fios.

- Armazenamento de objetos

Pense a respeito das necessidades dos usuários em relação aos objetos que precisam guardar ao fim do expediente.

Esta análise pode deixar evidente que é melhor já comprar a mesa com gaveteiro acoplado a ela.

O gaveteiro pode ser fixo ou com rodízios, com configurações variadas em relação à quantidade e tamanho das gavetas.

- Estética de todo o ambiente

Se já tem móveis na sala, verifique o estilo de acabamento e tente comprar a nova mesa com revestimento dentro do mesmo padrão.

É uma forma de manter um visual mais uniforme, o que gera melhor conforto visual.

Uma solução sempre recomendada é comprar peças dentro da mesma linha de móveis.

- Avalie bem a estrutura da mesa em L

Talvez você não compre a mesa para a sua empresa pensando em ficar mudando de posição ou transportando para outros locais.

No entanto, se isso for preciso, você vai perceber a diferença que faz se a mesa foi produzida em uma estrutura metálica, com parafusos fixados com porcas.

Desta forma, é possível fazer várias montagens e desmontagens sem comprometer a funcionalidade.

O resultado será a mesa firme e em perfeitas condições de uso por muito mais tempo.

- Compre de fabricantes de tradição

Diante de todos os cuidados listados acima, as chances da escolha da mesa em L ser bem sucedida aumenta exponencialmente se for feita em lojas de tradição e credibilidade no mercado.

Opte, de preferência, por lojas que sejam do próprio fabricante, como a Funcional Móveis, o que traz mais segurança em relação à qualidade, garantia e assistência técnica, por exemplo.

Lojas assim também contam com profissionais capacitados para entender exatamente quais são as necessidades do cliente, indicando a melhor solução.

Por fim, considere ver as opções de mobiliário pessoalmente em um showroom, onde se pode perceber a estabilidade, a disposição dos cabos e a configuração geral da mesa, evitando riscos de compras que podem decepcionar quando realizadas pela internet.

 

Conclusão

A mesa em L para escritório, além de estética e eficiência, reflete um compromisso com a produtividade e a qualidade no ambiente de trabalho, minimizando riscos ergonômicos.

Pela combinação de versatilidade, ergonomia e design funcional, essas mesas são componentes essenciais de um escritório moderno.

Investir em uma mesa dessas com todo os cuidados necessários, trará ganhos à empresa em forma de produtividade e bem-estar dos usuários.

Para saber mais sobre mesas de escritório em L e sobre outros móveis de escritório, fale pelo WhatsApp com nossas consultoras. É só tocar neste link.